‘Treze Vidas: O Resgate’ faz jus a história que relata

Quando um acontecimento que parece filme vira filme.

Entre junho e julho de 2018 a Copa do Mundo de Futebol dividiu as atenções do planeta com uma tragédia que aconteceu na Tailândia. Na província de Chiang Rai, no norte do país, doze garotos de um time de futebol e o treinador ficaram presos em uma caverna. A comoção mundial não ficou apenas na expectativa por notícias, mas na mobilização de milhares de pessoas nos trabalhos de resgate. É essa história que vemos no filme Treze Vidas: O Resgate (Thirteen Lives) de Ron Howard, que chegou ao Amazon Prime Video na última sexta-feira (5).

Talvez algumas pessoas achem desinteressante assistir a um filme sobre uma história recente cuja qual todos sabemos o final. Porém, é bom lembrar que as notícias eram escassas na época, até para não aumentar o pânico das famílias. Além disso, essa história que já foi imortalizada no documentário Operação Resgate na Tailândia (disponível no Disney+), também merecia uma imortalização dramatizada.
Um dos grandes feitos do longa é o de não se render ao conceito de “salvador branco”, mas mostrar o resgate como o grande trabalho colaborativo que foi. Afinal, foram mais de 5.000 pessoas de 17 países que disponibilizaram seu tempo, conhecimento e esforços para salvar aquelas 13 vidas. E claro, os trabalhos e sacrifícios do povoado local foram imprescindíveis para que o resgate fosse possível.

Da mesma forma, apesar de contar com grandes nomes de Hollywood, a realização do filme contou com profissionais locais. Tanto nos bastidores quanto na frente das câmeras. Para Howard, era vital que os meninos e o treinador fossem interpretados por jovens da região. A preparação deles ficou por conta de Vorakorn “Billy” Ruetaivanichkul, coprodutor do longa.

Não se trata apenas de um sotaque, mas de como você se expressa. Era vital e importante que abordássemos essas questões.” Ron Howard

Outro acerto foi mostrar os meninos dentro da caverna apenas nos momentos em que os mergulhadores chegavam até eles. Uma porque o filme é focado no resgate, e outra que conforme o desenrolar da trama vamos nos lembrando dos sentimentos despertos a cada notícia que saia a época. E é numa mistura incrível de angústia e emoção que Howard conseguiu entregar um exemplar daquilo que denomina como seu tipo favorito de filme, “aqueles que comprovam que finais incríveis não são produto da ficção”.

Treze Vidas: O Resgate foi escrito por Don MacPherson e William Nicholson, e tem no elenco Viggo Mortensen (Rick), Colin Farrell (John), Joel Edgerton (Harry), Tom Bateman (Chris) e Paul Gleeson (Jason). É um ótimo filme para quem gosta de histórias reais, mas, mais do que isso, para quem acredita que existe algo bom nas pessoas.

Nota: 9,5

Confira o trailer:

 

Arquivos

Leia Mais
ABRA critica gestão cultural de Bolsonaro e indicação de Frias
Verified by MonsterInsights