The Goonies voltou à Sessão da Tarde e é claro que muita gente reviu. Afinal, o clássico oitentista é um dos filmes mais queridos por diferentes de gerações que se inspiraram em curtir aventuras e ação, protagonizado pelos adolescentes que todos queríamos ser. E será que você lembra de tudo?
++ Leia também: cinco coisas sobre Karate Kid que Myiagi não te contou
++ Como Matilda teve uma história triste por trás das câmeras
Onde está o mapa?
De acordo com o IMDB, mapa original usado nas filmagens de The Goonies gerou muita confusão no elenco sobre quem seria o felizardo que levaria para casa após o fim das filmagens. Sean Astin conseguiu levar a relíquia para casa. Um dia, sua mãe, a atriz,Patty Duke, encontrou e achou que fosse algum tipo de lixo e jogou fora. Fim. ;-(
A “relíquia” foi criada pelo designer J. Michael Riva que antes das filmagens achou que o mapa não parecia velho o bastante. Então jogou um pouco de café em cima e… Seu próprio sangue. Ugh.
Afundou?
O navio usado nas filmagens também não teve um final feliz. Embora fosse real e tivesse sido usado em todas as cenas, podendo até ser navegável ninguém quis comprar ou levar embora depois das filmagens. Resultado: foi desfeito.
O diretor Richard Donner tinha tanto carinho pelo cenário que não deixou ninguém do elenco vê-lo até que a cena quando os meninos a encontram fosse filmada e gravado a verdadeira percepção. Como Josh Brolin chegou a gritar um palavrão, tiveram que refazer já que a captação de som era original.
Uma mãe de novo
Há uma cena em que pedras começam a cair e o ator Ke Huy Quan diz “Holy S-H-I-T”…. Algo como “Que m-e-r-d-a”. O motivo para soletrar não estava no roteiro, mas foi uma iniciativa do ator que prometeu à própria mãe que não diria palavrões no filme. Cumpriu.
Você queria ser um Goonie?
Para se tornar um era necessário falar o juramento. Se você não lembra, trazemos em uma tradução livre:
“”Eu nunca vou trair meus amigos idiotas / ficaremos juntos até que o mundo todo acabe / Através do céu e do inferno, e da guerra nuclear / Bons camaradas como nós, ficarão como piche / Na cidade, ou no campo, ou na floresta, ou nos boonies (uma área longe de cidades)/ sou orgulhosamente declarado um colega Goonie”.
O juramento não era uma citação, mas algo escrito pelo roteirista James Khan. 100% original.
Surpresa!
O produtor-executivo do filme Steven Spielberg conseguiu que todo o elenco tratasse Donner com frieza na última semana de filmagens. Dias depois, o diretor foi passar férias em sua casa no Hawai e encontrou… Todo o elenco por lá. Que parabéns.
Fique com o trailer original do filme: