Ao final de O Império Contra-Ataca, surge o grande segredo de Star Wars: Darth Vader é o pai de Luke Skywalker (Mark Hammil). Porém, esta afirmação só se consolidou em O Retorno de Jedi quando Yoda confirma ao seu aluno que o lorde sith não mentiu. Mas por que George Lucas decidiu a repetição em uma história que já trazia a revelação de que Leia (Carrie Fischer) também era descendente de Vader?
++ Leia também: cinco fatos que desconhecíamos em Star Wars I – Uma Nova Esperança
Após o final do segundo filme de Star Wars, Lucas descobriu que a revelação teve um impacto menor do que esperava no público. Na verdade, muitas pessoas simplesmente não acreditavam que o vilão dizia a verdade. Ora, os lordes sith são ardilosos e se Dath Vader estivesse mentindo? James Earl Jones, que fazia a voz do personagem, afirmou categoricamente a Lucas que achou que o alter ego de Anakin mentia.
Mas o cineasta viu que teria que confirmar a informação novamente nos cinemas quando conversou com uma psicóloga infantil. E, segundo ela, a não ser que surgisse a confirmação de alguém com mais legitimidade, menores de doze anos também supunhariam que o inimigo dos rebeldes estaria mentindo. O impacto estava comprometido.
Felizmente, em O Retorno de Jedi, Lucas inseriu a confirmação pela presença de Yoda, que originalmente não estava no roteiro. O mestre jedi também informa que Leia é irmã de Luke. Sem nenhuma dúvida, os fãs puderam assistir o final do episódio e da trilogia original há muito tempo atrás e em uma galáxia muito, muito distante.
Mas aquilo era só o começo…