A série Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder, da Amazon Prime Video, acaba de divulgar sua primeira teaser. Com estreia programada para 2 de setembro de 2022, a produção não irá abordar os livros homônimos e que já foram adaptados ao cinema e sim a Segunda Era (os livros se passam na terceira), o que dá algumas pistas do enredo. E quais seriam?
++ Leia também: o primeiro trailer de O Senhor dos Anéis: os Anéis do Poder
Antes de mais nada, confira abaixo a primeira imagem oficial:
Como já explicamos, aparentemente a imagem acima pode estar fazendo referência a: Valinor e as árvores Telperion (prateada) e Laurelin (dourada), simbolismos da Lua e Sol dentro do universo de Tolkien e elementos da Segunda Era, período muito anterior a jornada que levo ao Um-Anel. A cidade de cores brancas ao fundo pode ser Osgiliath, de Gondor, antes de ser reduzida a ruínas na história da trilogia cinematográfica em uma grande batalha.
E o misterioso homem de capa branca? Pode ser uma pista que tem relação com o primeiro tweet do perfil oficial:
Three Rings for the Elven-kings under the sky, pic.twitter.com/unJj1Bpde1
— The Lord of the Rings on Prime (@LOTRonPrime) February 15, 2019
Pelo tweet fica claro que a série pode e vai mostrar o momento da forja dos anéis. Quanto ao misterioso homem de capa, há os que especulam que seria Mairon, que viria a se tornar Sauron. Além disto, podemos ver e explorar o mapa de forma interativa pelo site da Amazon. Note que Númenor, visão de Tolkien para a Atlântida e de onde os humanos vieram, está no mapa.
Mas e quanto aos anéis? Aprendemos no prólogo da trilogia cinematográfica que três ficaram com os elfos.
Os anões ficaram com sete, o que torna ainda mais desastroso para a raça dos pequenos mineradores. Afinal, mais de seus reis foram corrompidos:
Porém, os homens levaram esta corrupção a outro grau. Aprendemos que treze reis e guerreiros, dos mais poderosos aceitam o seu anel. Pelo poder de Sauron, ele os transformou em seus soldados de infantaria mais terríveis. Tolkien escreveu: “Nove ele deu aos Homens Mortais, orgulhosos e grandes, e assim os enlaçou. Há muito tempo, caíram sob o domínio do Um, e se tornaram Espectros do Anel, sombras sob sua grande Sombra, seus servos mais terríveis”.
Mas quem são estes reis? Nada sabemos dele, exceto com manuscritos que Tolkien escreveu e foram publicados no livro Silmarillion. Provavelmente, a Segunda Era pode ser uma chance de conhecê-los. Vale lembrar que a série não será apenas sobre Númenor, então podemos conhecer os demais também. Porém, um problema deste período é que não cita os hobbits, protagonistas do enredo que fez sucesso no mundo.
Inicialmente, isso poderia significar que eles não fizeram nada de importante ou… Que não foi registrado. Mas será que a série não terá nossos pequenos e simpáticos seres? Vale lembrar que a primeira sinopse sobre a série fala. Acompanhe o trecho destacado abaixo e leia o que está em negrito com atenção:
Este drama épico ocorre milhares de anos antes dos eventos de O Hobbit e O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien, e levará os espectadores de volta a uma era na qual grandes poderes foram forjados, reinos se ergueram para a glória e caíram em ruína, heróis improváveis foram testados, a esperança ficou pelos mais finos fios, e o maior vilão a surgir da escrita de Tolkien ameaçou cobrir todo o mundo em trevas.
Ora, está claro por este trecho que “heróis improváveis” não podem ser elfos, anões ou guerreiros humanos, acostumados às glórias. E quem mais poderia ser? Os hobbits! Além disto, a referência a “grandes poderes forjados” e “caíram em ruína” parece ser uma conexão clara com os anéis de poder do “maior vilão”, que só poderia ser Sauron. Na segunda era, ainda ostentava o nome de Mairon. Certo?
Bom… A verdade é que na mitologia tolkieana, Sauron nem sempre foi o maioral sendo precedido por um certo Melkor/Morgoth, que teria sido destruído ou exilado ao fim da Primeira Era. Embora haja estudiosos do escritor que vejam Morgoth ainda mais poderoso que Sauron, a tendência é que o vilão seja o que já conhecemos. Isso também justifica o comunicado oficial que fala em “tempos de relativa paz”, quando a Segunda Era começou e estava tudo bem.
“Um elenco de personagens, tanto conhecidos como novos”
No comunicado sobre a série, vemos o trecho acima. Se a Segunda Era se passa centenas de anos antes dos livros de O Senhor dos Anéis, é normal que vejamos caras que não conhecemos. Mas quem seriam os conhecidos? Há seres imortais na mitologia de Tolkien como Elrond, pai de Arwen. Também teremos o retorno de Galadriel, que será interpretada pela atriz gaulesa Morfydd Clark (Dracula).
Os dois personagens são mencionados quando o texto de apresentação fala na capital élfica de Lindon, que existiu antes de Rivendell ou de Galadriel ir morar em Lothlórien. A respeito de imortais, vale lembrar ainda que os Numenorianos são mais fortes, inteligentes e vivem mais do que os humanos comuns. Maaas… Embora Aragorn possa viver mais do que os primos de Boromir, ele não é tão antigo assim. Possivelmente, veremos magos que surgiram antes de Gandalf como os dois azuis. Quem são? Em seus manuscritos, o escritor fala de dois feiticeiros que gostavam de viajar e se vestiam de azul e… Isso é tudo o que ele escreveu. Vale lembrar que o famoso Cinzento é imortal, embora só apareça na Terceira Era nada impede que a Amazon o faça aparecer.
A série O Senhor dos Anéis almeja mudar o paradigma de como imaginamos a jornada de Frodo e seus amigos, mais de vinte anos depois da trilogia dirigida por Peter Jackson e vencedora do Oscar. Com um orçamento estratosférico de quase meio bilhão de dólares, a produção pode ser a mais cara de todos os tempos dependendo do número de temporadas. Assine o Amazon Prime Video e garanta a pipoca para ver a estreia da série.
O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder estreia no dia 2 de setembro. Confira abaixo uma galeria de fotos da produção Amazon, extraída da Vanity Fair:
De acordo com a entrevista do showrunner Patrick McKay para a revista, a série será justamente sobre a criação dos anéis. “A forja dos anéis. Anéis para os elvos, anéis para os anões, anéis para os homens e, então, o anel que Sauron usou para enganá-los todos. É a história sobre a criação de todos esses poderes, de onde vieram e o que fizeram para todas as raças”.
E se você chegou até aqui, escute o nosso podcast sobre os vinte anos dos filmes O Senhor dos Anéis. Aperte o play: