O nome Bruce Willis é marcado por contradições. De um lado negativo, a série Married With Children já fez piada com sua (suposta) falta de talento e o Framboesa de Ouro, premiação que indica os piores filmes do ano, havia anunciado uma categoria específica só para seus filmes embora já houvesse rumores sobre a saúde do ator. A família Willis comunicou nesta quarta-feira (30) que ele está oficialmente aposentado por ter desenvolvido Afasia, condição que afeta sua capacidade de comunicação.
++ Leia também: Onde assistir os filmes de Sidney Poitier?
Por outro lado, para lá de positivo, Willis foi um dos atores mais importantes do último século e início deste. Seu nome é tão sinônimo de bilheteria que não chega a ser estranho ele nunca ter atuado em um filme de super-herói. Afinal, ele talvez fosse muito maior que qualquer personagem de quadrinhos. Seja lá por qual motivo for, preferimos listar aqui filmes que valem a pena ser revistos para homenagea-lo ou simplesmente porque você gosta de cinema:
8º- A Morte lhe Cai Bem
Filme de 1992, traz uma das atuações mais interessantes de Bruce Willis como um cirurgião envolvido com duas mulheres obcecadas por não morrer ou envelhecer. O trio completo por Goldie Hawn e Meryl Streep, transforma a Morte Lhe Cai bem em uma comédia de humor negro muito melhor do que qualquer filme do Danilo Gentilli.
Assista na Apple TV ou alugue no seu serviço de locação digital favorito.
7º – Corpo Fechado
Muito antes de filmes de super-heróis se tornarem moda, Willis já vivia um em Corpo Fechado (Unbreakable no original). Na história, o segurança David Dunn (Bruce Willis) é o único sobrevivente de um desastre de trem que mata centenas de pessoas. Ele sai sem um único arranhão. A partir desta situação, encontra alguém que parece entender o que houve: um dono de galeria e especialista em histórias em quadrinhos Elijah Price (Samuel L. Jackson), portador de uma síndrome rara que torna seus ossos extremamente quebradiços.
Além de Fragmentado (Split), o filme fecharia com uma trilogia em Glass em que o ator repetiria o papel de David. Apesar da baixa bilheteria, é uma produção amada por fãs do diretor M. Night Shyamalan e do próprio Bruce Willis. Todos disponíveis na Amazon Prime Vídeo.
6º – Duro de Matar II
O segundo filme da franquia que lançou o ator para uma forte carreira cinematográfica talvez seja o melhor dos cinco. Com as melhores cenas de ação e uma trama que impacta pelas reviravoltas, o filme traz de volta o mesmo carisma de John McClane, talvez o mais marcante personagem de Willis nos cinemas.
Disponível na Apple TV, Disney Plus e Amazon.
5º – Os 12 Macacos
Uma das melhores atuações de Willis e de Brad Pitt nesta produção sobre viagem no tempo. Nesta produção de 1995, dirigida por Terry Gilliam, Willis é James Cole, um homem que sobrevive em um futuro distópico e é mandado de volta ao passado como a última esperança de mudar o que aconteceu e impedir que o mundo como conhecemos seja destruído. Será possível?
Disponível no Now e em outras plataformas.
4º – O Sexto Sentido
A carreira de Willis já era sinônimo de bilheteria, mas O Sexto Sentido fez algo de diferente. Até então, era difícil imagina-lo fora de filmes de ação mas a produção que catapultou a carreira de M. Night Shyamalan fez o ator ser respeitado por produções também sem um único soco. Se permitindo ser um veículo para uma atuação brilhante do então pequeno Haley Joel-Osment, Willis interpreta um psicólogo que não quer perder outro paciente mas tem dificuldades em lidar com sua vida pessoal. É difícil superar a surpresa do fim do filme.
Disponível na Netflix.
3º – Duro de Matar I
Bruce Willis era só um ator de uma comédia que fazia sucesso na TV (A Gata e o Rato) quando estourou nesta produção, disponível na Apple TV, Disney Plus e Amazon, após dois fracassos cinematográficos consecutivos. A produção fez sua carreira decolar e criou uma franquia que completou cinco filmes e talvez tenha fôlego para continuar sem o astro que começou tudo isso. De um jeito ou de outro, a memória dele no papel de John McLane, o cara mais durão e azarado do mundo, é inesquecível.
2º – Sin City
Adaptações de quadrinhos ainda não eram tão comuns quando o ator estreou em Sin City – Cidade dos Pecados contracenando com Jessica Alba. O ator interpretou um policial durão, mas com problemas cardíacos e que se sente frágil demais para proteger uma pequena vítima de um perigoso psicopata. Será que ele ainda encara?
1º – Pulp Fiction
Já nasceu clássico o filme do diretor Quentin Tarantino, que havia chamado a atenção com Cães de Aluguel. Willis faz aqui papel de um dos atores que emprestou seu prestígio a um cineasta ainda pouco conhecido no papel de um boxeador que se recusa a entregar uma luta e precisa fugir antes de ser morto por isto. Resta saber pelo quê ele terá que passar para escapar…
Faltou algum filme para você? Deixe nos comentários e o POPOCA promete atualizar.