Se Os Anéis do Poder surpreendeu muita gente no último episódio, a origem de Adar (Joseph Mawle) e dos Uruk ainda é um pouco envolta em mistério. Afinal, se em algum momento a série deixa a dúvida se ele é ou não Sauron, o final dirime essa questão e deixa em aberto como um elfo pode se tornar líder de orcs? Porém, o próprio JRR Tolkien entregou e deu pistas a respeito desta nova linhagem.
++ Leia também: Os Pés Peludos são Hobbits?
++ Os Novos Orcs de Os Anéis do Poder
Adar revela à Galadriel (Morfydd Clark) que chegou a derrotar Sauron duas vezes e que teria o matado. Nesta mesma conversa, notamos suas orelhas pontudas e pele com aparência estranha que remete aos orcs. Afinal, seria ele um elfo que virou um orc ou um orc que tem algum tipo de hereditariedade genética com os primeiros habitantes da Terra Média?
Embora Os Anéis do Poder não responda esta questão claramente, sabemos que muitos elfos foram capturados e torturados por Morgoth e Sauron tansformando-se em seres das trevas. Como Galadriel diz que ouviu rumores a esse respeito quando criança, podemos lembrar que sua infância foi por volta de 1362 na Terra-Média, o que seria o equivalente a 13.051 anos solares. Logo, se Adar for um desses elfos capturados pelo primeiro lorde das trevas, ele foi um dos primeiros a despertar e é um dos seres mais antigos do mundo. Se Adar pede que chamem seus companheiros Orcs de Uruk, Galadriel conhece os elfos corrompidos como Moriondor.
De um jeito ou de outro, traços élficos como as orelhas pontudas em Adar se explica. Note que ele se mantém vivo e jovem há milhares de anos além de fazer o ritual da semente, o que comprova que ele ainda tem uma conexão forte com sua herança élfica. Os Moriondor são raríssimos e apenas mencionados em O Senhor dos Anéis sendo Adar um exemplo único. Mas se outros ainda existem, certamente farão parte de seu exército.