Por que ‘Batman: A Série Animada’ acabou?

Seriado marcou sucesso nos anos 90 e completa 30 anos de seu lançamento neste 5 de setembro

Completando 30 anos de seu lançamento, Batman: A Série Animada (Batman: The Animated Series) e de Batman: A Máscara do Fantasma, podemos dizer que a produção foi uma quebra de paradigma na animação para a TV e em adaptações das histórias em quadrinhos, exercendo uma influência positiva até os dias de hoje. Um exemplo é Batman: A Máscara do Fantasma, longa-metragem da série que foi lançado direto nos cinemas e um dos motivos pelo qual Kevin Conroy, voz original do homem-morcego, ainda aparece no ranking de melhores atores que viveram Bruce Wayne e seu alter-ego. Então por que a série acabou depois de quatro temporadas?

Batman: A Série Animada estreou nos Estados Unidos em 5 de setembro de 1992. No Brasil, a série foi exibida na TV aberta pelo SBT a partir de 1994. Em seu auge, a Fox chegou a usar Batman: A Série Animada no horário nobre norte-americano, privilégio que somente clássicos como Os Flintstones e Os Jetsons obtiveram. O próprio Conroy concedeu uma entrevista em 2018 que explicou porque a série acabou em seu auge. “Eles não pararam porque não havia audiência ou os atores não queriam, eles pararam porque os criadores, realmente, estavam ficando sem ideias para as histórias. E eles não queriam comprometer a qualidade que tinham e começarem a produzir capítulos ruins”, declarou o ator.

Batman: A Série Animada - seriado conheceu seu fim para evitar banalização do Homem-Morcego
Batman: A Série Batman: A Série Animada – seriado conheceu seu fim para evitar banalização

Na mesma conversa, Conroy garantiu que adoraria retornar ao personagem nos dias de hoje e lembrou que o personagem continuou com uma espécie de spin-off: As Novas Aventuras do Batman, que trazia novos personagens e outros conflitos para o Homem-Morcego. “Eles estavam sempre procurando maneiras diferentes de reimaginar os personagens, apenas para que pudessem obter novas histórias. Muito disso tinha a ver com a tentativa de criar histórias que não estivessem se tornando ridículas.”

O sucesso da série animada também catapultou outras duas produções: Batman Beyond e Liga da Justiça, que, posteriormente, geraria Liga da Justiça: Sem Limites. Conroy já retornou ao papel que o consagrou no Game Asilo Arkham. Até hoje, ele lidera uma campanha para a Warner retomar os personagens principais da Liga em uma reunião. O POPOCA é a favor.

Batman: A Série Animada estreou nos Estados Unidos em 5 de setembro de 1992

Arquivos

Leia Mais
Minissérie ‘Toda Luz Que Não Podemos Ver’ foca na luta pelo que é bom
Verified by MonsterInsights