Segundo o Indie Wire, existe um motivo simples para Tenet ter sido indicado a apenas duas categorias no Oscars 2021: Christopher Nolan. Mas como o diretor, cuja genialidade foi a principal razão do filme existir, conseguiu jogar contra o próprio patrimônio? Aparentemente, como se diz no Brasil, treta.
++ Oscars 2021: Apostas para um ano atípico do cinema
A publicação norte-americana lembra que mesmo com um orçamento de 200 milhões de dólares, Nolan foi desbancada por Mank, um filme bem mais modesto com efeitos e em preto e branco, analógico. Mesmo Relatos do Mundo, de Paul Greengrass, obteve quatro indicações contra duas do enredo sobre viagem no tempo.
Parte do motivo começa com uma decisão estratégia da Warner Brothers de focar sua verba de divulgação em outro longa-metragem com seu dedo. Judas e o Messias Negro, do estreante Shaka King. Parece injusto? O longa-metragem com Daniel Kaluuya foi melhor em festivais e outras premiações, indicando que teria mesmo mais chances de ser bem sucedido na cerimônia.
Porém, antes disso Nolan trouxe as luzes para ele ao dizer publicamente que Tenet não deveria estrear até que pudesse ser exibido somente em salas de cinema. Exibidores aplaudiram, mas os executivos da Warner tinham que escolher entre adiar um longa-metragem caríssimo por sabe-se lá quanto tempo e buscar as melhores condições possíveis. Em dado momento, a briga entre diretor e Warner era sobre investir para manter o filme por mais tempo em salas de cinema ao invés de gastar dinheiro com uma campanha de marketing.
Apesar de tanta confiança, as resenhas de Tenet consideraram a produção apenas mediana diante de tanta expectativa. O diretor insistia em ser culpa do contexto e não do filme. “Alguns dos maiores cineastas e estrelas de cinema mais importantes de nossa indústria foram para a cama na noite anterior pensando que estavam trabalhando para um grande estúdio de cinema e acordaram para descobrir que estavam trabalhando para o pior serviço de streaming”, afirmou em comunicado divulgado ao The Hollywood Reporter.
No dia 15 de março, logo após Tenet receber apenas duas indicações, o portal que disponibilizava vídeos para que membros da Academia votassem não tinha mais a opção do longa-metragem de Nolan. Faltando poucos dias para a premiação, os eleitores do Oscars que quiserem rever a produção precisam procurar um DVD do filme. A Indie Wire afirma que rumores colocam Nolan fora da Warner nos próximos anos. A parceria rendeu Interestelar e uma trilogia perfeita de Batman. O futuro só o tempo dirá.