Percy Jackson e os Olimpianos chegou ao Disney+ com tudo para deixar a fracassada adaptação de anos atrás esquecida. E as diferenças estão sendo notadas como Medusa, clássica vilã do livro O Ladrão de Raios. Embora a cultura pop tenha transformado a górgona em um monstro do mal, o mito grego dizia que ela só se tornou uma mulher com cobras no lugar de cabelos ao ser amaldiçoada por ter descumprido um voto de celibato à Atena com o deus do mar Posseidon. Porém, há quem diga que não foi uma escolha de personagem, que teria sido abusada pelo deus grego. Nada muito diferente de outros mitos.
Contudo, como O Ladrão de Raios foi escrito para um público infanto-juvenil, Rick Riordan deixou isto de lado mas Medusa acaba sendo desenvolvida de forma diferente na série. Afinal, Percy é filho de Poseidon e Annabeth é filha de Atena. Difícil de ignorar.
“A única razão pela qual Medusa não é mais desenvolvida nos livros é que era a narrativa de Percy e não temos a perspectiva dela. Foi uma das primeiras coisas sobre as quais conversamos, como não ter lentes patriarcais”, revelou afirma Rebecca Riordan, esposa do autor Rick Riordan e produtora-executiva da produção. Mas o que o próprio escritor pensa?
“Existem muitas versões dos tempos antigos sobre o que aconteceu naquele templo com Medusa, Poseidon e Atena. Quem é o culpado? Quem é o agressor? Qual é a verdadeira história? É ficção, mas certamente é importante reconhecer que há abuso envolvido aqui. Abuso de poder”, declarou o escritor.
Os primeiros episódios de Percy Jackson & Os Olimpianos estão disponíveis no Disney+ .