Você gostaria de ser um jedi? No Brasil, mais de cem pessoas ostentam a condição de se chamarem “Luke”, como o personagem de Mark Hammil em Star Wars. O Rio de Janeiro é a cidade com maior incidência de “jedis” a cada cem mil pessoas. Que a força esteja com você, mermão.
++ Como ‘Thundercats’ batizou uma geração de brasileiros
São 119 brasileiros a partir dos anos 90. Confira o gráfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística:
Mas o nome parece ser uma tendência… Hoje, já é o 37.365º mais citado no Brasil.
Curiosamente, há 38 brasileiros com o nome “Dart”. Será que haveria relação com Darth Vader ou apenas uma coincidência Jedi? Curiosamente, vinte brasileiros receberam o nome de Anakin, o nome original do lorde Sith.
Outros nomes envolvendo Star Wars no Brasil são:
- Han (83 brasileiros) e Solo (62)
- Desde 1930, nasceram mais de 27 mil “Leia” no Brasil, já que é um nome que existia independente da série de filmes. Porém, o nome atingiu seu maior pico justamente nos anos 80 quando seis mil brasileiras foram batizadas, o que pode indicar uma relação.
- Acontece algo parecido com “Lando”, que possui 194 pessoas. Há registro de brasileiros com este nome desde os anos 60, mas são nos anos 80 quando 49 brasileiros são batizados desta forma que há um pico.
- Há 34 pessoas chamadas “Ioda” no Brasil.
- Nos anos 50, cerca de 75 brasileiros se chamavam… “Jedi”.
Star Wars ou Guerra nas Estrelas é uma das franquias mais amadas pelo mundo, criada pelo diretor George Lucas. Com a venda da Lucas Films para a Disney, o universo entrou em novo patamar com a criação de outros filmes e da série The Mandalorian. Será que podemos esperar novos jedis pelo País?