Na última temporada de Better Call Saul vimos Kim (Rhea Seehorn) terminar seu relacionamento com Saul Goodman (Bob Odenkirk), o que explicaria sua ausência de toda jornada do personagem-título em Breaking Bad e também o final surpreendente da série. Afinal de contas, após passar anos fugindo após a morte de Walter White (Bryan Cranston) e usar seu talento jurídico para conseguir um acordo extraordinário, por que o advogado mais surpreendente dos Estados Unidos resolve admitir todos os crimes que cometeu?
++ Leia também: Entenda o final e a cena pós-créditos de Agente Oculto
++ El Camiño defende o legado de Walter e Jesse
Como o próprio advogado admite em seu depoimento final quando Harold (Patrick Fabian) é assassinado na sua frente e de Kim, cada um agiu de uma forma diferente. Ela abriu mão de ser advogada, mudou de cidade e passou a viver uma vida mais humilde. Quando o passado bateu à sua porta em uma ligação telefônica do antigo amor, sua reação é oficializar sua confissão e buscar a expiação de seus crimes. Afinal, embora fosse seduzida pelo mundo dos golpes e roubos, Kim nunca foi uma assassina e percebeu que fora longe demais.
Mas e quanto ao astro de Better Call Saul? Ele passou a assumir mais ainda o nome e aprofundar seus golpes. Na verdade, ele passou a fugir daquela cena traumática como se nunca tivesse acontecido e fosse um aviso de que as coisas poderiam acabar para qualquer um ao seu redor. E acabaram.
Ao descobrir que depois de tanto tempo, Kim pode ser punida por uma morte da qual ele tem responsabilidade – afinal, Harold foi assassinado por um criminoso que conhecia Saul – ele percebe como ela tinha razão em acreditar que os dois fazem mal às pessoas ao seu redor mesmo que se amem. Mas Saul não poderia aceitar que Kim também perdesse sua vida e assume todos os crimes. Note que ele faz questão de passar a ser chamado de Jimmy deixando o nome Saul para trás.
Provando que ela compreendeu sua ação, Kim vai visita-lo pela última vez. Ao sair da prisão cheia de neve e frio, ela tem o rosto lívido como se estivesse novamente prestes a chorar. Ao se virar e olhar para trás, ela ainda enxerga o ex pela última vez no pátio. Ele está derrotado, triste e sereno.
Saul sabe que é a última vez que irão se ver e por isso a câmera faz o olhar de Kim o seguindo até que os muros da prisão os separem novamente. É sua última sentença: se despedir do amor de sua vida sabendo que passará o resto dos seus dias atrás das grades. Um fim nada doce, mas justo para um personagem que o público amava mas fez muita gente sofrer em suas seis temporadas.
Assista o trailer da última temporada: