O que significa o final de ‘Dark Matter’ (Matéria Escura)?

Série usou o conceito do multiverso para falar de familia e conexão

Dark Matter (Matéria Escura) teve seu episodio final disponibilizado pela plataforma de streaming Apple TV nesta quarta-feira (26) e teve a aprovação de quem acompanhava a série, inclusive deste que vos escreve. Com um enredo marcante baseado no livro homonimo de Blake Crouch (que também assina como responsavel pelo desenvolvimento para o streaming), a produção abordou em sua primeira temporada familia e multiverso em um enredo que conta como o pacato pai de familia e professor universitario Jason Dessen (Joel Edgerton) acaba raptado por uma figura misteriosa e jogado em outro universo. Com o tempo, descobrimos que o sequestrador é… Uma versão alternativa do proprio Jason em um universo que ele fez enorme sucesso profissional e financeiro, mas não teve familia.

++ Leia também: Produtores de Sugar explicam virada surpreendente

O nosso Jason, o protagonista para quem torcemos e esperamos que reencontre sua esposa Daniela (Jeniffer Connely) e seu filho Charlie (Oakes Fegley), acaba perdido no mundo de quem o sequestrou e espera que ele tenha todas as respostas sobre como viajar no multiverso. Ocorre que ele tinha apenas uma vaga idéia de todo conceito envolvido, mas nunca se dedicou a estudar isto porque Daniela engravidou e ele priorizou ser pai. Enquanto isso, o, digamos, Jason Mau (fãs batizaram o personagem de “Jason A2”) tenta assumir o lado de um pai sem saber, por exemplo quais alergias seu filho tem.

Com o tempo, o Jason, digamos, original da série tem a ajuda de Amanda (Alice Braga) para entrar na caixa que conecta o multiverso e tentar voltar a sua realidade, mas descobre que as regras funcionam de forma diferente e tem que descobrir como direcionar isto para voltar a sua familia. Mesmo quando consegue, Jason ainda tem o trabalho de convencer Daniela do que ocorre. E quando consegue concretizar ainda precisa lidar com outro problema: outros Jason de outras realidades pararam em seu mundo com o mesmo objetivo. Como o Gato de Schrodinger, seu encontro com sua realidade gerou outra e mais outra com dezenas de versoes dele mesmo em busca de uma unica familia.

Quando Jason A2 resolve ajudar e desfazer todo mal que causou, a familia percebe que não pode continuar na sua realidade porque pode ser vitima de outros Jasons a qualquer momento. Juntos, resolvem entrar na caixa com um suprimento generoso da formula que permite que o subconsciente trabalhe para leva-los a outras realidades. Com isso, nosso Jason conseguiu voltar para sua familia e agora eles permanecem unidos atravessando o multiverso com escolhas que, pelo menos por enquanto, não vamos conhecer, como o autor confirma. “Nunca pretendi que o público tivesse uma ideia definitiva de onde a família vai parar, assim como acontece no livro.”

Arquivos

Leia Mais
Netflix confirma segunda temporada de ‘Sweet Tooth’