A aguardada adaptação da clássica HQ argentina O Eternauta chegou à Netflix no dia 30 de outubro, conquistando fãs e críticos. Entre os entusiastas está ninguém menos que Hideo Kojima, renomado criador de Death Stranding e Metal Gear Solid. Ele não economizou elogios à produção argentina em suas redes sociais.
++ Leia também: O Eternauta – Crítica
Kojima e seu veredito: Uma obra-prima da ficção científica
Kojima fez paralelos com obras como A Cidade Roubada, de Jack Finney, e ressaltou como o contexto político dos anos 1950 — quando a HQ original foi criada — enriquece a trama. Em um post detalhado no X (antigo Twitter), o criador de Games descreveu a série como “uma obra-prima do gênero”, destacando elementos:
“Acabei de assistir à primeira temporada de ‘O Eternauta’. O drama, a atuação, a direção, a arte (a neve, a parede de carros) e os efeitos visuais são magníficos. Os temas são o ‘inimigo invisível’ e ‘uma presença gigante à espreita’. É muito semelhante às grandes obras-primas da ficção científica do século XX, nascidas das ansiedades da Guerra Fria. ‘A Cidade Roubada’, de Jack Finney. Nunca li o romance original, mas ouvi dizer que a história em quadrinhos foi escrita na década de 1950. A instabilidade política e o clima da época provavelmente influenciaram esta obra. Esta é realmente uma obra-prima da ficção científica vinda diretamente da Argentina. Deve ser uma história interessante para pessoas modernas que estão cansadas de contos apocalípticos sobre zumbis e pragas. A história se desenvolve em um ritmo tranquilo, então assista sem pressa e sem spoilers. Estou ansioso para a segunda temporada”, resumiu Hideo Kojima.
O que esperar da série?
Escrita por Héctor Germán Oesterheld com artes de Francisco Solano López, a graphic novel O Eternauta foi uma severa crítica a ditadura argentina e regimes totalitários na América do Sul. Originalmente, O Eternauta foi publicada como uma tira semanal entre 1957 e 1959, na Hora Cero Semanal, antologia de quadrinhos da Argentina. A disputa dos direitos autorais da graphic novel foi alvo de disputas judiciais por décadas até os anos 90, quando retornaram para os herdeiros de Oesterheld.
Segunda temporada confirmada
Hideo Kojima não perde por esperar! A Netflix já garantiu um novo ciclo de episódios, com o diretor Bruno Stagnaro e o roteirista Ariel Staltari trabalhando nos scripts. A data de estreia ainda não foi divulgada, mas a expectativa é alta, especialmente após o sucesso da primeira temporada. O Eternauta está disponível na Netflix, com seis episódios. Confira o trailer da série: