O Batman dorme? Porque, afinal, o Cavaleiro das Trevas costuma ter noites ativas como o defensor de Gotham City, madrugadas e/ou alvoradas na Batcaverna e o dia agitado do playboy milionário Bruce Wayne. Como a DC Comics explica que o personagem sem superpoderes pode sobreviver a tanto tempo sem as oito horas de sono que demais mortais precisamos?
A explicação é simples mas funciona só nos quadrinhos.
++ Leia também: Batman – Asilo Arkham e a loucura de Grant Morrison
++ Por que o Batman dá um tapa em Robin no meme?
Mesmo sem superpoderes, o Homem-Morcego é treinado não só em dezenas de artes marciais mas outras formas de autocontrole. O Comic Book Resources lembra que a fase de Grant Morrison incluiu o conceito de micro-sonecas ou sono polifásico que o Batman usa com frequência para recarregar as energias mesmo no trabalho como vigilante. Porém, antes mesmo disso o melhor detetive do mundo já tinha uma técnica canônica para enfrentar o problema.
Por meio de treinamentos, Bruce Wayne é capaz de relaxar seus músculos e desacelerar seu coração até que uma hora de sono faça o trabalho de oito pelo seu corpo. Restando assim, 23 horas do dia para o milionário e seu alter ego participarem dos compromissos diários que suas duas identidades possuem. Em Justice League: Last Ride #3, o Homem-Morcego dá mais detalhes aos membros da Liga da Justiça e explica que ele consegue cair no sono em apenas sete segundos e que duas horas dormindo bastam para seu corpo descansar plenamente. Tá aí uma habilidade útil.
“Não hesitem em me acordar”, avisa.

Logo, a resposta é: sim, o Batman dorme. Vale lembrar que este treinamento impede que Bruce Wayne sonhe embora isso possa variar dependendo das histórias em quadrinhos.