O adeus à série ‘The Umbrella Academy’

A família disfuncional favorita se despede sem responder muitas perguntas...

Levou dois anos para reencontrarmos nossa família disfuncional favorita, mas só para nos despedirmos de vez. Foi em 8 de agosto que a Netflix liberou os seis episódios da 4ª e última temporada de The Umbrella Academy. Sim, uma temporada bem menor que as anteriores e que, previsivelmente, não deu conta de preencher todas as lacunas. Mas nos deu um desfecho totalmente inesperado.

++ Leia também: quem venceria num duelo entre Umbrella Academy e The Boys?

Quem já teve oportunidade de ler as HQs de Gerard Way e Gabriel Bá que originaram a série (publicadas no Brasil pela Editora Devir) sabe que a produção da Netflix não segue a risca o material das páginas. Além disso, precisou criar seu próprio fim ao modo Game of Thrones, já que os quadrinhos ainda estão sendo escritos. Isso fez com que muitos fãs dos quadrinhos não gostassem do fim da série. Mas aqui não vamos fazer comparações e tratar apenas da série, certo?

Fato: Havia muitas perguntas a serem respondidas. Outro fato é que, às vezes, respostas só levam a mais perguntas. Acontece que The Umbrella Academy simplesmente ignorou a existência de algumas questões importantes. Por exemplo, apesar de Luther (Tom Hopper) mencionar Sloane (Genesis Rodriguez) uma ou duas vezes não ficou a sensação de que realmente tenha procurado por ela. Também não ficou claro como exatamente sir Reginald (Colm Feore) salvou Abigail (Lisa Repo-Martell) nessa linha do tempo, após o reset da temporada anterior.

Porém, a grande questão envolvendo a morte de Ben (Justin H. Min) não só foi respondida como foi o que levou ao desfecho da trama. O Incidente Jennifer aconteceu inicialmente para evitar um apocalipse, e foi curioso terem que encontrar Jennifer (Victoria Sawal) para provocar o apocalipse que restauraria o mundo ao que sempre deveria ter sido. Resultando no último ato heroico de nossos queridos brellies.

Não é a primeira vez que protagonistas precisam apagar sua existência para salvar o Universo. Fringe e Dark já beberam dessa fonte. O que não deixa as coisas mais fáceis. Certamente não é agradável ver personagens que você aprendeu a amar não morrendo, mas deixando de existir. Nem o elenco ficou totalmente satisfeito com o fim. Mas em questão de enredo faz sentido, e ninguém pode dizer que foi previsível.

E se tratando de sacrifício, talvez Allison (Emmy Raver-Lampman), Lila (Ritu Arya) e Diego (David Castañeda) tenham feito o maior deles ao terem que deixar seus filhos e familiares para trás. Sim, foi sugerido que Lila ficasse com eles. Mas tendo ela também a Calêndula seria bem provável que o apocalipse a seguisse onde quer que fosse. Sua cena dando um passo pra fora do metrô foi de partir o coração.

Ainda poderia falar como o metrô das linhas temporais poderia ter sido melhor aproveitado, como poderia ter mais momentos com todos os Hargreeves juntos ou como o romance entre Lila e Cinco (Aidan Gallagher) só serviu para encher linguiça. – Embora tenha rendido a ótima cena da discussão que Luther, Allison e Klaus (Robert Sheehan) assistiram como quem assiste uma novela. – Como, enfim, Viktor (Elliot Page) pode provar a Reginald que ele também é um herói. E também os momentos hilários que ocorreram. Mas o fim foi tão… Umbrella Academy! Mesclando trágico e cômico, bizarro e emotivo, que só consigo centrar no que a série deixou.

Talvez as calêndulas florescendo no parque no pós-crédito simbolizem isso. Pois mesmo deixando de existir, ficaram pessoas que se lembram deles e os amam. Assim como The Umbrella Academy acabou, mas deixou sua marca.

Vale dizer que o produtor Steve Blackman em entrevista ao Hollywood Reporter não descartou a possibilidade de retornar ao universo de The Umbrella Academy: “No final das contas, depende mesmo da Netflix — e nós conversamos sobre isso e há muitas variáveis em jogo.” Ele levantou a hipótese de um spin-off centrado nos jovens Hazel (Cameron Britton) e Cha-Cha (Mary J. Blige) ou na Comissão. Lembro de há um tempo haverem conversas sobre uma série do Klaus, já que ele tem seu spin-off nos quadrinhos – Você é a Cara da Morte —, mas não sei em que pé anda. Só o tempo dirá se a Netflix ainda quer investir nesse universo.

Nota: 8

Trailer da 4ª e última temporada:

https://www.youtube.com/watch?v=kiZ4MTTIXiU?si=AgqnqUSv0iXraeTf

Arquivos

Leia Mais
Trailer de Watchmen
Confira o primeiro trailer 100% da série Watchmen!
Verified by MonsterInsights