Integrante da série de remakes em live action da Disney, Mulan divide corações. A nova dramatização da lenda da guerreira chinesa (que encantou milhões de crianças em todo o mundo com a animação de 1998) é visualmente maravilhosa. Tanto é que o filme é indicado aos Oscars de Melhor Figurino e Melhores Efeitos Visuais. E infelizmente, parece que ficará só nisso mesmo.
++ Wolfwalkers: A Beleza da Simplicidade
O longa segue basicamente o mesmo rumo da animação, com algumas diferenças que já haviam sido noticiadas. Como o fato de não ser um musical e da ausência do adorado dragão Mushu. A parte mágica do filme fica por conta da inserção da feiticeira Xianniang (Gong Li) e dos poderes da própria Mulan (Yifei Liu). Uma forma de endossar o protagonismo feminino que a história pede, já que na animação os personagens masculinos possuem mais falas que a heroína.
O filme poderia ter gerado certa polêmica pelo fato que nem roteiristas nem diretora são de origem chinesa. Mas isso foi compensado com alguns produtores e uma bela consultoria de cultura chinesa. Não, as causas de polêmicas foram bem mais profundas. De origem política.
Mulan enfrentou duas campanhas de boicote pelo mundo. Uma por causa da declaração de apoio da protagonista Yifei Liu à polícia de Hong Kong durante as manifestações pró-democráticas em 2019. E já depois do lançamento, um novo pedido de boicotes pois nos créditos finais aparece um “agradecimento especial” às autoridades de Xinjiang, noroeste da China. Região onde ocorrem violações aos direitos humanos, e onde foram rodadas algumas cenas.
Esses fatos são bastante sérios, e chega a ser contraditório que estejam ligados a um filme que traz uma mensagem de luta pela liberdade. Mas não podemos ignorar a realidade. E isso faz de Mulan um filme difícil de ser avaliado. Embora seja artisticamente maravilhoso e tecnicamente merecedor das estatuetas, é pouco provável que as leve. A Acadêmia tem evitado se embrenhar em mais polêmicas.
Lembrando que o Popoca defende a democracia e os direitos humanos.
Nota: 9
Confira o trailer: