Aguardado filme do diretor Bong Joon-ho depois do consagrado Parasita, Mickey 17 tem muitos pontos em comum com seu antecessor inclusive o fato de ser uma ótima diversão. Mas pode decepcionar quem espera um enredo tão surpreendente e diferente quanto. Disponível nas plataformas Max e com boa bilheteria, o filme é estrelado por Robert Pattinson e conta com Mark Rufallo e Toni Collete no elenco.
++ Leia também: entendendo o final de Parasita
Com a criação da clonagem humana, surge uma nova classe de trabalhadores: os descartáveis. Eles trabalham em situações de imenso perigo e quando morrem são clonados para seguir em atividades de risco. Mickey (Pattinson) trabalha em uma expedição para outro planeta fugindo de problemas com agiotas na Terra mas tudo muda quando sua décima sétima cópia sobrevive a uma situação mortal e encontra Mickey 18, agora são duas cópias onde só deveria existir uma. E isso vai contra as leis regidas pelo presidente Marshall (Ruffallo) e a primeira dama Yifa (Collete).
Mickey 17 é uma distopia que se passa no espaço mas explora a crítica ao capitalismo, ponto em comum com Parasita, e à colonização de outras civilizações. Cabe a gente pensar como o espaço e as viagens espaciais estão avançando com a mesma ética que as navegações de séculos atrás. Ou seja, nenhuma.

A direção de Bong Joon-ho conduz bem o enredo deixando espaço para um elenco estelar. Pattinson consegue interpretar duas versões do mesmo personagem enquanto Ruffallo faz seu segundo vilão inesquecível depois de Pobres Criaturas. Seria fácil pedir uma pele laranja e um topete para interpretar Donald Trump, mas seu presidente Marshall é um vilão muito diferente em conjunto com a sua parceira de cena Collete.
O filme traz boas reflexões sobre clonagem humana, mas também como estamos pensando e lidando com o ambiente ao nosso redor. Mickey 17 é uma boa película, mas parece ter tido uma recepção bem mais discreta que outros filmes. A expectativa por um ‘novo Parasita‘ me parece injusta para um filme que tem brilho próprio, ainda que menor.
Nota: 9
Confira o trailer de Mickey 17: