Escritora Louise Penny cancela eventos nos EUA

Autora canadense afirma que não pensou duas vezes

A escritora canadense Louise Penny cancelou seus eventos da turnê de divulgação nos Estados Unidos na esteira dos posicionamentos do governo Trump. Na semana passada, ela divulgou o cancelamento em suas redes sociais e, segundo o CBC, não pensou duas vezes.

“Foi imediato”, Penny disse. “Eu simplesmente percebi que quando Trump introduziu as tarifas de 25 por cento, eu… não poderia entrar em um país que havia declarado guerra contra nós.”, explicou a autora de Enterre Seus Mortos e outros livros de sucesso. A autora divulgaria seu novo livro, The Black Wolf, em Washington nas próximas semanas.

++ Leia também: como Hollywood recuou diante do conservadorismo

Canadá e Estados Unidos têm uma longa história de laços comerciais e culturais. Desde que assumiu o governo, Donald Trump tem feito retaliações comerciais ou exigido que o vizinho simplesmente concorde em ser anexado pelos Estados Unidos como uma província estadunidense. Mais de 90% dos canadenses são contra a ‘ideia’.

“Mal posso acreditar que estou dizendo isso, mas dada a ameaça contínua de uma guerra comercial não provocada contra o Canadá pelo presidente dos EUA, não sinto que posso entrar nos Estados Unidos”, alfinetou Louise Penny.

Curiosamente, The Grey Wolf, lançado no ano passado, tem um enredo que combina demais com o momento distópico-trumpista. Na trama um grupo decide que o Canadá deve se tornar o 51º estado dos EUA por causa de seus recursos como minerais, petróleo e água. “Quando escrevi isso pensava, ‘será que fui longe demais? As pessoas vão acreditar nisso?’ E agora, obviamente, eu não acho que fui longe o suficiente”. A turnê da autora agora deve terminar na Haskell Free Library and Opera House, que fica bem na fronteira entre Quebec e Vermont.

“É um lugar extraordinário. Foi construído há mais de 100 anos pelas duas comunidades, os Estados Unidos e o Canadá, como um símbolo… Há uma linha traçada diretamente através da casa de ópera e da biblioteca gratuita. É um símbolo dessa amizade, uma amizade realmente importante entre as duas nações. E eu adoraria que os americanos viessem a esse evento, e os canadenses, e fizessem o que Trump está tentando destruir e provassem que ele não consegue. Não pode ser desfeita a amizade, a profunda amizade entre essas duas nações”, declarou esperançosa.

 

Arquivos

Leia Mais
Ewan McGregor volta ao papel de Obi-Wan Kenobi
Obi-Wan Kenobi tem trailer com… Darth Vader!