O snydercut da Liga da Justiça estreia no dia 18 de março e alguns veículos da imprensa estrangeira já tiveram a chance de conferir em primeira mão. Boa parte dos jornalistas especializados em cinema e quadrinhos elogiaram mais do que criticaram a produção de Zack Snyder.
++ Liga da Justiça: filme vaza acidentalmente no HBO Max
Confira um pouco das reações da imprensa internacional:
Negativo
Scott Mendelson, crítico da Forbes
There's no reason that Snyder and company couldn't edit this down to 2.5-3 hours. The first 110 minutes are torturously stilted, stagnant and dull. Conversely, there's little reason WB couldn't have released a 150-min version with this footage in theaters back in 2017.
— Scott Mendelson (@ScottMendelson) March 14, 2021
“O SnyderCut é um corte de montagem com efeitos finalizados. É a mesma coisa do filme que vimos em 2017, mas com duas horas de cenas deletadas e algumas tramas levemente repaginadas. Dois motivos para assistir: o clímax de ação é muito melhor, e o Ciborgue ganha seu merecido holofote. “Não há nada que indique que Snyder e sua equipe não conseguiriam ter editado isso para duas horas e meia, ou três horas de duração. Os primeiros 110 minutos são uma tortura de arrastados, parados e vazios. Ao mesmo tempo, a Warner Bros. poderia muito bem ter lançado uma versão com 150 minutos de duração com esse material incluso lá em 2017.”
Positivo
Jakes Hamilton, do canal Jake The Movie Guy
Guys — I have seen the #SnyderCut…and it’s a masterpiece.@ZackSnyder paints an incredible canvas that will break your heart and put it back together again.
The runtime — which blows by like it’s nothing — allows backstories, team’s assembly and action to flow effortlessly. pic.twitter.com/o7f29JUAlN
— Jake Hamilton (@JakesTakes) March 14, 2021
“Caras, eu vi o Snydercut… E é uma obra-prima. Zack Snyder pinta uma tela incrível que vai partir seu coração e montá-la novamente. O tempo de execução – que passa como se não fosse nada – permite que os bastidores, a montagem da equipe e a ação fluam sem esforço”.
Steven Weintraub, editor-chefe do Colider
#TheSnyderCut is loaded with scenes people haven't seen & are going to love. It is such a better movie than the theatrical cut of #JusticeLeague. Night and day difference. Saying that have no idea how this version could have ever been released in theaters. Perfect for @hbomax. pic.twitter.com/Fnamv6GcKj
— Steven Weintraub (@colliderfrosty) March 14, 2021
“O SnyderCut é repleto de cenas ainda não exibidas que as pessoas vão amar. É um filme muito melhor do que o lançado nos cinemas. Diferenças tão claras quanto dia e noite. Dito isso, não consigo imaginar essa versão estreando nas telonas. Perfeita para o HBO Max.”
Meg, do ComicBookDebate
Zack Snyder's Justice League is a rollercoaster of emotions.
A story about being united, and helping one another reach their potential. Each hero shines throughout. A perfect balance of heart and humor.
The universe built in the film has you wanting more.@snydercut#SnyderCut pic.twitter.com/Q366CqjRdC
— Ω meg Ω (@wondermeg_) March 14, 2021
“A Liga da Justiça de Zack Snyder é uma montanha-russa de emoções. Uma história sobre estarmos unidos e ajudarmos uns aos outros a alcançar seu potencial. Cada herói brilha por toda parte. Um equilíbrio perfeito entre coração e humor. O universo construído no filme faz você querer mais.”
Andrew J. Salazar, editor do Discussing Film
The #SnyderCut isn't going to win over new viewers. It's everything fans love about his work… and everything people don't like about his work but amplified. It's better than 2017 obvi but does not need to be 4 hours at all.
— Andrew J. Salazar (@AndrewJ626) March 14, 2021
“O Snyder Cut não vai conquistar novos espectadores. É tudo que os fãs amam no seu trabalho [de Snyder]… e tudo que as pessoas não gostam no diretor, mas amplificado. É obviamente melhor que o filme de 2017, mas não precisava mesmo ter quatro horas de duração. Fiquei cada vez mais interessado o quanto algumas partes são diferentes. O terceiro ato é melhor maciçamente, mas essencialmente é a mesma trama, só que mais longa. Funcionaria melhor se tivesse entre duas horas e meia, ou três horas de duração. Não é tão intenso quanto Batman vs. Superman, e poderia facilmente ser o filme de quadrinhos mais acessível se não fosse pela duração. Também é surpreendente o quanto do filme original não era trabalho de Joss Whedon. Os debates serão acalorados.”
E você, qual a sua expectativa?
O Snyder Cut é a reivindicação de decenautas fãs do diretor, insatisfeitos com o filme lançado com a visão de Joss Whedon. Após muitos problemas de relacionamento com a Warner Bros, Snyder finalmente assentiu em seu retorno, obteve orçamento de 70 milhões de dólares e irá entregar o enredo que visualizou para os cinemas. Será que vai valer a pena?
O filme também tem uma despedida para lá de simbólica para boa parte dos fãs do Snyderverso. Afinal, após Homem de Aço e Batman Vs Superman, Liga da Justiça será o fechamento de uma trilogia que Snyder concebeu. Tudo indica que o diretor deve se despedir do universo DC nos cinemas, do qual foi o grande responsável na última década. Chamado de visionário por alguns e detestado por outros, o fato é que deixará sua marca nos super-heróis e não deve voltar para outros filmes do gênero.
No Brasil, o longa-metragem ficará disponível em aluguel digital até o dia 7 de abril. A partir de junho, estará disponível somente em streaming na HBO Max, logo depois do lançamento da plataforma em terras tupiniquins. De um jeito ou de outro, o POPOCA promete uma resenha e cobertura completa sobre um dos filmes mais aguardados dos últimos tempos. Fique atento!