Ficção Americana é um dos indicados ao Oscar mais interessantes deste ano. Se todo mundo em Hollywood concorda que diversidade é importante, podemos ainda dizer que negros continuam sendo subrepresentados no cinema? O diretor responde esta questão na produção da Amazon Prime Video, que estreia no dia 27 de Fevereiro.
++ Leia também: Bradley Cooper faz sua magia e um pouco mais em ‘Maestro’
Thelonious “Monk” Ellison (Jeffrey Wright) é um escritor e professor negro em Los Angeles. Seus romances recebem elogios da critica e acadêmicos, mas vendem mal, e os editores rejeitam seu último manuscrito por não ser “suficientemente negro”. Insatisfeito com o momento e repleto de problemas pessoais, ele decide escrever um livro que parodie o tipo de romance que o mercado parece querer mas é surpreendido quando uma editora se interessa pelo seu livro.
O filme é baseado no romance Erasure, de Percival Everett e foi escrito e dirigido por Cord Jefferson, que estreia nos cinemas na cadeira de diretor em grande estilo depois de escrever em séries de TV como Master of None e Watchmen. Com dois noms novos não é surpresa um elenco tão familiar além do próprio Wright: Tracee Ellis Ross, John Ortiz, Erika Alexander, Leslie Uggams, Adam Brody, Issa Rae e Sterling K. Brown.
Se a direção é competente, é no texto que Ficção Americana brilha com um misto de realismo que pode ser confundindo com cinismo. Pessoas negras, no Brasil, EUA e no mundo, também passam pelos problemas nada espetaculares porém dramáticos da vida de lidar com morte, doença dos pais, relacionamentos e com conflitos internos. Se Wright é o protagonista deste enredo, Brown (This Is Us) é um parceiro de cena impressionante trazendo profundidade para um personagem complexo do filme.
Com tantas atuações brilhantes em um texto tão bom, fica difícil encontrar defeitos em um filme feito para ser imperfeito como a vida. O final pode desgradar quem busque soluções ou respostas mas Ficção Americana talvez esteja aí para provocar e criar perguntas. Tudo caminha melhor quando sabemos o que queremos.
Nota: 10
Confira o trailer de Ficção Americana: