Personagem quase coadjuvante em House of The Dragon, a jovem Helaena Targaryen ((Phia Saban) é caracterizada por frases desconexas e algum tipo de perturbação que a faz ser ignorada na maior parte do tempo. Porém, como vimos no último episódio, sua profecia sobre “a besta debaixo das tábuas” era um aviso poderoso sobre Merleys e como dragão poderia arruinar a coroação de seu irmão e marido Aegon (Tom Glynn-Carney). Mas por que ninguém a ouve?
++ Leia também: conheça a árvore genealógica dos Targaryen
Assim como o finado rei Viserys I, Helaena Targaryen parece ter vindo de uma inspiração que vem da história. Mas não exatamente de um personagem real, mas da mitologia grega: Cassandra. Ambas são filhas de um rei, mas a princesa grega se desentende com o deus Apolo que a amaldiçoa. Ela seria capaz de prever o futuro, mas ninguém acreditaria em suas profecias.
Dessa forma, mesmo alertando o que vai ocorrer durante a Guerra de Troia, Cassandra é ignorada pelo rei Príamo e sua esposa a rainha Hécuba até que toda cidade cai. Soa familiar? Helaena Targaryen também não recebe muita atenção de sua família que vai vendo a “Dança dos Dragões” se desenhando sem que nenhum dos lados seja capaz de estabelecer a paz.
Vale lembrar quais profecias Helaena já previu e seu possível significado:
- “Cuidado com a besta debaixo das tábuas”: esta parece já ter ocorrido com o surgimento de Merleys na coroação de Aegon.
- “Um sempre quer o que o outro possui”: esta fala no episódio The Green Council parece claramente se referir a Aegon e a Aemond Targaryen (Ewan Mitchell), que nunca foram amigos e parecem ter rivalidade com o irmão mais jovem invejando a coroa negra que o irmão jamais quis. Vale lembrar que Helaena é casada com o irmão.
- Ela aparece costurando um bordado com uma aranha desenhada no mesmo episódio. Na sequência, Larrys Strong avisa a rainha Alicent que ela é espionada por uma teia de espionagem e que uma das aranhas é sua criada particular.
- “Não é tão ruim. Ele sempre lhe ignora a não ser quando não está bêbado”: disse Helaena ao parabenizar os primos pelo casamento indicando que a união Velaryon e Targaryen não será nada feliz.
- “Ele vai ter que perder um olho”, profetiza a princesa Targaryen quando um pequeno Aemond divide com sua mãe o desejo por um dragão. De fato, ele conseguiu montar a maior dragão do reino, Vhagar, mas perdeu um olho na confusão com um corte do príncipe Luke.