Se em Gladiador, Russel Crowe levou a estatueta de melhor ator para casa nesta sequência inacreditavel ele não foi chamado para participar nem mesmo como produtor. Parece fazer sentido pois Maximus, seu personagem, morre no final do primeiro filme. Por outro lado, Gladiador II aproveita cenas do material original mais de uma vez com o ator australiano de destaque. Em dado momento fica difícil entender se estamos vendo uma continuação ou um especial sobre a produção dos anos 2000.
++ Leia também: O aprendiz mostra a origem da maldade
Anos depois de testemunhar a morte de Maximus (Crowe) pelas mãos de seu tio, Lucius (Paul Mescal) deve entrar no Coliseu após os poderosos gêmeos imperadores de Roma conquistarem sua casa. Com quase tanta raiva no coração quanto eu depois do filme terminar e com o futuro do império em jogo, ele olha para o passado em busca da força e da honra necessárias para devolver a glória de Roma ao seu povo.
Seria mais justo chamar Crowe? Com certeza. Além disso, é difícil imaginar como seria pior. Ridley Scott parece disposto a encadear filmes tediosos lançando este depois do insípido Napoleão.
Gladiador II tem como grande mérito uma atuação épica de Denzel Washington, que, infelizmente, é insuficiente para sustentar as mais de duas horas do filme. Connie Nielsen contribui mas a impressão é que sua personagem parou de fazer sentido no final de Gladiador e Pedro Pascal tem minha solidariedade: faz um bom trabalho em um filme que mal entendemos porque seu perasonagem existe. Apesar de elogiado, o trabalho do protagonista Paul Mescal soa uma tentativa de emular o mesmo sucesso do filme com um ator que lembre Crowe. Entre a cópia e o original…
Deve haver muita gente que foi aos cinemas e se divertiu com o amontoado de cenas de lutas, diálogos pretensiosos e clichês que fazem Gladiador II emular o melhor da tevê mexicana. Não foi o meu caso. De qualquer jeito, sou um otimista nato e acho que a gente ainda vai descobrir que Scott fez tudo isso apenas para garantir que ele estragasse a franquia antes que algum outro diretor o fizesse. Explicaria alguma coisa.
Nota: 4
Confira o trailer de Gladiador II: