Explicando o Final de ‘Coringa: Delírio a Dois’

Desta vez, Christopher Nolan não nos salvou

O final de Coringa: Delírio a Dois tem feito fãs discutirem desde seu significado até um certo sentimento de… Traição? Vale lembrar que este artigo aborda diretamente o fim do filme então apenas continue a ler se não tem problemas com spoilers.

++ Leia também: Entenda porque Coringa 2 é um fracasso

Como vimos, Arthur Fleck (Joaquin Phoenix) é enviado novamente para a prisão. Enquanto aguarda por uma visita, é abordado por um jovem detento que durante o filme vimos que o observava durante sua estadia. Esse jovem, interpretado por Connor Storrie, conta uma piada para Fleck e, logo em seguida, o assassina com uma faca. O detento, então, cai no chão em um ataque de riso incontrolável, cortando suas proprias bochechas, o que indicaria que ele se tornaria o Coringa, na versao interpretada por Heath Ledger, que possui cicatrizes que ampliam um sorriso.

Essa cena final sugere que a “máscara” do Coringa poderia ser passada a outra pessoa, reforçando a ideia de que o vilão não é uma pessoa, mas um conceito ou arquétipo. A risada aguda e o gesto de cortar o rosto remetem diretamente ao Coringa que conhecemos dos quadrinhos, sugerindo uma nova fase para o personagem. Mas vale lembrar que o conceito por trás desse final sequer é original.

Nolan impediu Todd Phillips de usar final anteriormente

No roteiro original do primeiro Coringa incluía uma cena em que o personagem de Phoenix faria um corte em seu próprio rosto, criando o famoso sorriso do vilão. No entanto, a ideia foi descartada devido à influência de Christopher Nolan, diretor da trilogia O Cavaleiro das Trevas e com um contrato relevante na Warner Brothers. Nolan, cuja versão do Coringa foi interpretada por Heath Ledger, acreditava que apenas seu Coringa deveria realizar esse gesto.

Agora, com Nolan fora do estúdio, a ideia foi finalmente implementada em Delírio a Dois, marcando mais um sinal da banalidade e gratuidade que a Warner trata personagens que mereciam mais cuidado. O final de Coringa: Delírio a Dois pode tentar, mas os filmes não tem nenhuma conexão porque seus criadores nunca combinaram nada. Trata-se de um bizarro elseworlds cinematografico que já nasce sendo ignorado pelos fãs como canone.

Arquivos

Leia Mais
House of The Dragon: Que casas estavam no Torneio do Herdeiro?