Se você ainda não assistiu a terceira temporada de Dark, pode ler nossa resenha sem spoilers aqui. Já demos nota 9 para a season finale da série que é muito boa, mas neste texto vamos falar spoilers a vontade. Então se você já assistiu e ficou confuso, vamos relembrar e explicar algumas coisas de trás para frente, quase como uma viagem no tempo.
++ O Predestinado: filme para órfãos de Dark
++ 1899: Conheça o novo projeto dos criadores de Dark
++ Ouça nosso podcast sobre viagens no tempo!
Siga o fio:
- O fim de Dark encerra a trilogia de temporadas e também os três mundos. Jonas (Louis Hoffman) e Martha (Lisa Vicari) conseguiram salvar a existência do mundo original, impedindo que os filhos do professor Tannhauss (Arnd Klawitter) sofram um acidente, que o façam ficar atormentado e buscar uma forma de alterar o tempo.
- A mudança vem com um discurso quase melodramático em que os dois repetem sentenças que ouvimos de Adam (Dietrich Hollinderbäumer), Noah (Mark Waschke) e do próprio professor, como se essa jornada tivesse sido importante para descobrirem como salvar a todos.
- O chiste em que Woller (Leopold Hornung) mais uma vez é interrompido ao explicar o acidente de seu olho funciona também como um aviso dos criadores que Dark não explicará todos os detalhes. Haverá coisas que ficarão simplesmente por conta da nossa imaginação: como Hannah sobreviveu depois de deixar Egon ou o que aconteceu com Boris?
- Essa jornada tem um fim trágico e indiscutível: Jonas e Martha, o casal de protagonistas, deixa de existir para que um mundo possa não ser destruído. Nada do que vimos na série realmente aconteceu, passa a ser apagado do continuum.
- Quando passam pelo fluxo do espaço-tempo (o túnel de energia verde) e veem a si mesmo quando crianças, são cenas que eles estão alterando no universo. Em Dark isso não costuma acontecer: o tempo nunca deixa o passado mudar. Mas aquela é uma situação atípica em que os dois estão atravessando esse fluxo, o que explicaria a situação e o fato deles só lembrarem naquele momento. Claro, você pode considerar um furo de roteiro mas foi como nós entendemos.
- Hannah pode ter um filho que batize de Jonas, mas não será o Jonas que conhecemos. Este deixou de existir.
-
- O momento mais fraco do roteiro dos criadores Baran bo Odar e Jantje Friese é justamente o plot do mundo original e a forma como Claudia (Julika Jenkins) convence Adam (Dietrich Hollinderbäumer) é quase um Deus Ex-Machina em que muito rapidamente o principal vilão da trilogia fracassa em seu plano e é convencido a buscar outro por uma de suas arqui-inimigas. Como a série é muito boa, funciona. Mas fica o registro.
- Na última temporada, a Martha da terra alternativa(a que não tem Jonas) ouve pela primeira vez dele “somos um casal perfeito”. Para Jonas é a segunda vez em que ele diz. Aliás, a frase não deixa de ser uma ironia alemã: afinal, casal perfeito não existe.
- Se você prestou atenção, a cicatriz de Martha muda de lado várias vezes ao longo da terceira temporada. Conforme ela está na terra 1 (com Jonas) ou na terra alternativa (sem Jonas), a cicatriz está em lados diferentes porque uma realidade é espelho da outra. Inclusive, repare que as cadas da Terra Alternativa são espelhadas… A escada sobe para o lado oposto, os móveis são dos lados opostos, etc.
- A Youtuber Carol Moreira indicou os lados respectivos da cicatriz de Martha no vídeo abaixo. Confira:
- Ainda sobre lados opostos: na Terra 1 (com Jonas, a que acompanhamos desde a primeira temporada) temos muita chuva. Na Terra 2 não temos chuva, apenas neblina. Na terra original (a que soluciona o problema final e a que Martha e Jonas vão para salvar os filhos de Tannhauss) temos as duas: chuva e neblina.
- O detetive Clausen (Sylvester Groth) só vai à Widen porque recebe uma carta que informa do assassinato de seu pai. Quem lhe envia é o misterioso filho do infinito (Jakob Diehl), personagem que anda sempre em suas três temporais e tem um lábio leporino. Sabemos disso porque ele recita parte da carta que Clausen lê a Boris quando o prende. Lembrança de Lucas Fernando, do grupo Dark Brasil.
- Ulrich (Ludger Bökelmann) deixa de existir porque seu pai Tronte (Joshio Marlon) é filho do filho de Martha e Jonas, chamado pelo fandom como O Infinito e creditado no IMDB como Desconhecido. Ou seja, o personagem que anda em trio com suas três versões do espaço-tempo: criança (Claude Heinrich), homem (Jakob Diehl) e idoso (Hans Diehl). Logo, ao salvar o mundo original, Martha também faz seu pai e irmãos deixarem de existir.
- Embora não esteja, aparentemente, conectado a nenhum paradoxo espaço-tempo, Alexander/Boris (Peter Benedict) parece jamais ter parado em Widen. Ou morreu em algum ponto da floresta. Possivelmente, porque Ulrich não existe o que mudaria a situação em que se conheceram.
- Bartoz casa com sua tia-avó Silja (Lea van Acken), que vem a ser filha do jovem Egon (Sebastian Hülk) com Hannah (Maja Schöne), portanto ela também é meia-irmã de Jonas. O que também torna Bartoz… Cunhado de Adam. Tudo em família.
- Silja volta no tempo deliberadamente em busca de Bartoz, porque sabe que só assim vai gerar Noah e Agnes (Antje Traue), que em muitos momentos ajudam a Old Claudia (Lisa Kreuzer) e Eva.
- A árvore genealógica fica mais ou menos assim: Hannah é mãe de Silja que é mãe de Agnes que é mãe de Tronte que é pai de Ulrich que é pai de Mikkel, que se casaria com Hannah e teria Jonas. Ou seja, Mikkel casou e teve filho com sua tata-tata-tataravó. Não é incesto, é incestoption.
- O fato de haver um pequeno blecaute durante a reunião em Widen é um indicativo de que pode ter acontecido algo na usina, mas menos grave do que em outros momentos. De qualquer forma, o risco está presente. “Winden é forte”. Por outro lado, sem o Infinito a Usina pode nunca ter sido autorizada a ser construída.
- Egon da terra alternativa (sem Jonas) é um ajudante de Eva, embora não saibamos bem como chegou até ali.
- O nome de Katharina (Jördis Triebel) viria da viagem no tempo de Hannah. Porém, na cena final não vemos seu nome sendo pronunciado.
- O velho Tannhauss, que financia as invenções de Jonas em 1888, é um antepassado direto do professor Tannhauss. Sim, aquele que é cego. É graças a ele que Adam consegue voltar a viajar ao tempo e tira aquela misteriosa foto abaixo:
- Agnes acaba não reaparecendo nesta temporada embora na segunda temporada fique implícito que ela simula a traição para se infiltrar no grupo de Adam novamente.
- Dark termina e não vimos o professor Tannhauss uma só vez fora da sua loja de relógios exceto na terra original, quando ele desce ao bunker para criar a máquina que dá início a todo o problema. Nada mais justo: afinal, ele é o mestre do tempo! 😉
- No fim, ninguém encontrou a erva maconha, que o pequeno Erik teria escondido na caverna. Ou será que acharam? Alguns fãs gostam de pensar que tudo não passou de uma viagem…
E se você gosta de Dark e histórias sobre viagens no tempo ou assuntos relacionados, você precisa escutar o nosso POPOCAST sobre o assunto! Com muitas informações sobre séries, filmes e toda ciência por trás da ficção envolvendo cronoaventuras como a série alemã ou o filme Predestinado.