Criador de Dragon Ball Z, Akira Toriyama, era um artista que influenciou mais gente do que poderia sonhar levando o nome do Japão para o mundo inteiro. O país reverenciou seu trabalho com um mimo curioso fundando a Estrada Toriyama, que ligava a casa do criador até o Aeroporto de Nagoya, facilitando seu deslocamento nas viagens internacionais que costumava ter que fazer. Será que um artista brasileiro poderia receber uma homenagem nesse nível sem despertar problemas?
++ Leia Também: Morre John Romita Sr., lendario desenhista
Tudo ocorreu porque a área perto do aeroporto era uma das de maior intenso trânsito, na região da capital de Aichi. O tráfego acabava sendo um problema para que Akira Toriyama entregasse os mangás favoritos de uma geração já que o trabalho demandava viagens de ida e volta a Tóquio.
Vale lembrar que à epoca, boa parte dos mangakás costuma morar perto de Tóquio por pressão de editores. Toriyama, natural de Nagoya, a 350 quilômetros de Tóquio, não gostava da idéia de sair de onde cresceu. Mas será que não era privilégio demais? Antes de responder, fique sabendo que graças a Toryama, Nagoya teve o arrecadamento de impostos dobrados só com o pagamento de royalties ao autor (dono de um patrimonio de bilhoes de ienes), chegou a pensar em se mudar antes da medida. Parece que valeu a pena.
Independente de quanto dinheiro o artista gerou, Toryama deixou uma marca bonita no mundo que encantou muita gente. Fica aqui a nossa saudação a todos os seus fãs.