A Netflix já lançou a última temporada de Peaky Blinders em seu catálogo. Alguns fãs ficaram um pouco confusos a respeito e, por isto, resolvemos fazer este artigo que explica o fim da série. Vale lembrar que este é um texto repleto de spoilers e pode desagradar quem ainda não assistiu todos os episódios.
++ Leia também: Eu me Importo – entenda o final do filme
Em algumas partes:
Afinal, o que aconteceu com a tia Polly?
Com a morte de Helen McCrory, a produção da série deixou sua personagem também morta já quando a série acontece em um atentado envolvendo o IRA, grupo terrorista irlandês. Apesar de ter filmado algumas cenas com a atriz, a escolha da equipe de filmagem garantiu a posteridade da personagem e uma justa homenagem para a atriz, que era uma das estrelas da série.
A morte de Polly também consolidou a divisão entre Michael e Tommy, disputando os espólios e legado dos Shelby. O sobrinho culpa o primo pela morte de sua mãe e Tommy sabe que Michael está aliado aos seus inimigos.
Quem era o traidor em Peaky Blinders?
Billy Grade (Emmett J. Scanlan), contratado pelos Peaky Blinders para cuidar da casa de apostas, manipulando os resultados de jogos de futebol, era o homem que traiu os irmãos e levou ao fracasso dos planos na temporada anterior. Como ele ascendeu por sua amizade com Finn Shelby (Harry Kirton), que deixou escapar os planos de Tommy Shelby, também foi punido. Billy é assassinado, e Finn é banido da família por defendê-lo.
Vale lembrar que Peaky Blinders deve se tornar um filme e até um musical da Broadway. Então é bem possível que Finn retorne de alguma forma.
Qual era o plano de Tommy e os Peaky Blinders?
Acreditando que está prestes a morrer por uma tuberculose terminal, Tommy cria um plano para eliminar todos os seus inimigos e garantir o futuro de sua família. Com Alfie (Tom Hardy), ele combina de ajuda-lo a distribuir seu ópio nos Estados Unidos em troca de sua ajuda para acabar com o gângster americano Jack Nelson (James Frecheville), que é tio de Gina (Anya Taylor-Joy), casada com Michael Shelby (Finn Jones).
Para o plano funcionar, Johnny Dogs (Packy Lee), seguindo ordens de Tommy, vigia Michael para evitar que qualquer atentado contra o líder dos Peaky Blinders funcione. Ao ver que seus inimigos colocam uma bomba no carro, ele simplesmente troca e coloca na condução dos homens de Michael, matando-os no processo. Michael, que fora abandonado, recebe uma última chance de Tommy caso consiga mata-lo, mas não é páreo.
Afinal, Tommy vai morrer ou não?
Não. Ao ter uma visão de sua filha falecida, ele descobre um jornal velho com uma foto de seu médico e Mosley em uma coluna social, indicando que os dois já se conheciam. Ele vai ao encontro do doutor e o obriga a confirmar sua suspeita de que inventaram um diagnóstico falso para abala-lo psicologicamente e fazê-lo se matar.