Elfos: Uma trama de terror natalino

Um Natal de pesadelo

Essa é aquela época do ano em que diversas histórias de Natal chegam aos streamings. Uma delas é a série dinamarquesa Elfos (Nisser), que chegou à Netflix em 28 de novembro. Uma história que subverte clichês natalinos e os introduz num clima de terror.

Um casal decide levar os filhos adolescentes para passar o Natal em uma pequena ilha afastada do continente. A intenção é que se reconectem enquanto esquecem um pouco da agitação da cidade grande. Mas os segredos do povoado local e os seres que vivem na floresta vão mudar os planos da família.

O fato de ser uma história de Natal sombria é bem interessante, principalmente por trazer os elfos com características bem distintas das usuais. Nem os pequenos e coloridos seres que trabalham na fábrica do Papai Noel, nem os altos e esbeltos seres da Terra Média. Mas grotescos seres carnívoros com sede de sangue que vivem na floresta. Embora os bebês sejam adoráveis.

Porém, é aí que começa o problema. Boa parte da trama gira em torno do fato de que o povoado local defende os elfos num afã quase religioso, dizendo viver em harmonia com eles. Mas o que se vê é uma convivência baseada no medo, com os elfos vivencio em uma área altamente protegida e recebendo oferendas de vacas vivas de tempos em tempos. Além de alguns problemas no desenrolar da trama, que não vou explicitar por querer fazer um post sem spoilers.

O desenvolvimento da narrativa até começa bem, conseguindo aguçar a curiosidade pelas próximas cenas. Só que por ser uma história curta que estruturalmente se assemelha a um conto, na metade me pareceu desnecessário contá-la no formato de série. Mesmo com apenas seis episódios de pouco mais de 20 minutos, me pareceu longo e inútil dividir em partes. Acredito que um filme de 1h30m resolveria o problema.

No entanto, apesar dessas falhas, Elfos é algo legal de assistir. Ainda não foi divulgado nada sobre uma continuação, mas apesar de apresentar um arco fechado foi deixado um gancho para o futuro. O fato de ser divulgada como série e não minissérie contribui para a hipótese de que Elfos foi pensada para voltar com mais episódios. Só espero que sejam melhores.

Nota: 6,5

Confira o trailer:

 

Arquivos

Leia Mais
‘Memórias Póstumas de Brás Cubas’ e o legado machadiano
Verified by MonsterInsights