X-Men 1
X-Men 1

Doze curiosidades sobre ‘X-Men 1’ que você nem imaginava

Esta semana X-Men 1 completou vinte anos. Assim como Homem-Aranha 1, o filme teve uma enorme importância indicando como a franquia dos filhos do átomo poderia funcionar na telona. Não é coincidência que a partir dali tenha deslanchado em uma série de filmes com destaque para X-Men 2 e Wolverine: Old Logan.

++Popocast #2 – Os Vinte anos de ‘X-Men: O Filme’

Para celebrar a data listamos curiosidades sobre o filme dirigido por Bryan Singer (Bohemian Rhapsody). Confira:

O Método Jackman

Um belo dia, Huck Jackman levantou cedo e foi tomar banho. Ao entrar no chuveiro, notou rapidamente que… Estava frio! Aquela ducha congelante. Sem poder acordar a esposa, ele segurou o grito e aquilo virou um processo de composição para Wolverine. Todos os dias de filmagens ele passou a repetir o processo e entrar no set de filmagem com aquela tensão. Deu certo.

Um papel para a todos conquistar

Ian McKellen em X-Men 1

Ian McKellen recebeu o convite para ser Gandalf, na trilogia O Senhor dos Anéis, depois de assinar com a produção de X-Men 1. Inicialmente, as datas tornavam atuar nas duas produções inviáveis mas após conversar com o diretor Bryan Singer ele conseguiu uma mudança na data de filmagens de Magneto e se tornar o mago cinzento (e depois branco) da Terra-Média.

“Cheque”-mate

Xadrez em X-Men 1

Nem Patrick Stewart e nem McKellen sabiam jogar xadrez. Um treinador de xadrez foi pago durante as filmagens para ajudar.

Mística e seu karma

Rebecca Romijn-Stamos fez um sucesso absurdo como Mística na franquia. Porém, para fazer a personagem ela precisou sofrer. “Eu quase não tive contato com o restante do elenco. Era como se estivesse fazendo um filme diferente de todo mundo. Era um inferno”, descreveu sua experiência. Afinal, o visual de sua personagem era uma das grandes expectativas da produção e todos se encarregaram de isola-la de qualquer câmera indiscreta. Além disso, ela só podia usar sua caracterização por uma hora e a roupa exigia que ela não entrasse em um avião até 24 horas antes e nem usasse cremes para a pele ou poderia afetar a roupa. Levava-se até nove horas para prepará-la para as cenas.

Ah e ela só tinha 10% de visão com aquelas lentes.

Golpe baixo

Com tantos sacrifícios, não chega a surpreender que Rebecca tenha levado uma tequila para comemorar seu último dia de filmagem. Só que era também o dia de uma cena de confronto com Wolverine que acabou com ela vomitando em Jackman. Acontece…

O primeiro X-Man

Patrick Stewart foi a primeira estrela a ser escalado. Durante todos os anos 90, os fãs o escalavam sempre como melhor professor Xavier possível. Deve ter sido uma das escalações mais certas de funcionar da história do cinema. E dizem que ele nem queria o papel

100% original

X-Men 1 foi o primeiro e único filme a ter uma história original, independente dos quadrinhos. Todas as seguintes derivaram dos gibis.

Sem lente

Rebecca e Tyler Mane (Dentes de Sabre) usavam lentes especiais para seus personagens. Mane chegou a ficar quase cego por um dia de tanto usa-las. Já Halle Berry usou as suas uma vez e daí em diante insistiu com a produção que Tempestade tivesse olhos por computação gráfica. Ela conseguiu.

De onde ela é?

No primeiro filme, Halle usou um sotaque queniano para indicar que Tempestade vinha do continente africano, como nos quadrinhos. Mas na sequência, este detalhe foi esquecido pela personagem. Então tá…

Mutação nos pés

Nos quadrinhos, Wolverine é conhecido como… “nanico” por ser bem baixinho. Porém, nos cinemas Jackman é bem mais alto que James Marsden (Ciclope). A solução foi fazer um salto alto para o ator poder dar aquela encarada no rival durante o filme. Na cena da Estátua da Liberdade há um plano em que é possível ver a… “Mutação”.

Supercasa ou X-casa?

A mansão Xavier no filme foi também a casa de Lex Luthor em Smallville e a mansão Queen em Arrow.

Demorou

Ainda havia muito preconceito contra filmes baseados em quadrinhos quando X-Men 1 foi produzido e Bryan Singer recusou três vezes antes de topar. Ele só pulou no barco quando… Assistiu todos os setenta episódios da animação X-Men, dos anos 90. Ali, viu que era possível uma história que falasse sobre preconceitos, conflitos sociais, mutantes… E aceitou.

Informações retiradas do IMDB

Arquivos

Leia Mais
‘X-Men 97’ exibe cenas inéditas e bastidores
Verified by MonsterInsights