‘Disclaimer’ é o ‘Rashomon’ do século 21

Sob diferentes pontos de vista, a minissérie fala sobre a vulnerabilidade feminina

Novo lançamento da Apple + TV, Disclaimer narra o pior momento da vida da bem-sucedida documentarista Catherine (Cate Blanchett). Ao receber um livro auto-publicado ela nota estranhas semelhanças com uma viagem que fez anos atrás e da qual preferia jamais lembrar e que ninguém soubesse. Ao invés disso, seu marido Robert (Sacha Baron Cohen) e até mesmo seu filho Nicholas (Kodi Smith McPhee) vão caindo sem perceber na teia do astuto Stephen (Kevin Kline em um trabalho memorável), instrumento de vingança de sua falecida esposa Nancy (Lesley Manville).

++ Leia também: Um Espião Infiltrado é uma ótima comédia

A partir do momento que a história começa, apenas a Narradora (Indira Varma) mantém a coerência entre os diferentes pontos de vista dos personagens e da verdade que vai sendo contada. O espectador mais atento pode perceber como Disclaimer nos convida para um enredo que nos leva de um ponto ao outro para discutir nossos valores, mas é justo que se diga que talvez ao final você descubra mais sobre você mesmo do que sobre a história.

É difícil fazer elogios numa produção em que tudo parece perfeito. Sacha Baron Cohen em nada lembra Borat ou seus papéis de comédia que o tornaram famoso e consegue fazer um personagem que simpatizamos na mesma medida – e quase ao mesmo tempo – que odiamos. Blanchett é a grande estrela da série, mas é difícil ignorar o trabalho de Kline. Completam o elenco principal, Leila George, como a jovem Catherine,  e Louis Parthridge (Enola Holmes) como o jovem Jonathan.

Tudo com uma direção primorosa de Alfonso Cuarón (Roma), que talvez entregue seu maior e mais perfeito trabalho para a TV e streaming. O diretor mexicano já assombra Hollywood com trabalhos meticulosos há tempos e acerta nesta minissérie.

Como a jovem Catherine (Leila George) e Jonathan (Louis Parthridge) no elenco, a minissérie se apresenta como perfeita em tudo
Como a jovem Catherine (Leila George) e Jonathan (Louis Parthridge) no elenco, a minissérie se apresenta como perfeita em tudo

Como um Rashomon moderno, Disclaimer é efetivo em usar pontos de vida para manter a atenção do espectador. Mas ao contrário do filme de Akira Kurosawa, Cuarón não abre mão de passar o recado da sua história e mostrar a quem pertence a culpa.

Nota: 10

Assista ao trailer de Disclaimer:

Arquivos

Leia Mais
Saiba quais são os filmes da fase 2 da Marvel
Verified by MonsterInsights