Todo mundo tem direito de voltar atrás e fazer um novo final em sua vida. Hoje, a lista é para falar de supervilões que frequentemente mudam de lado e se tornam mocinhos. As vezes até curtem esse papel e se tornam heróis de uma vez…
Exterminador
Slade Wilson era o arqui-inimigo dos Novos Titãs até que na saga O Contrato de Judas viu o filho Jericó se voltar contra ele. A partir daí teve várias aventuras ao lado dos heróis e oscilou de sua carreira como mercenário para a de assistente de heróis, mas sempre esteve dos dois lados. E é melhor ter o cara a favor, viu…
Viúva Negra
Ela foi uma espiã russa e que, provavelmente, matou muita gente. De repente, Natasha Romanoff mudou de lado. Porque sabemos que esse tipo de coisa é bem fácil, né?
A personagem passou a ficar mais pop depois de ser interpretada pela estrela Scarlett Johanson, mas a Viúva Negra sempre teve um papel ativo nos Vingadores, fosse como membro ativo ou relacionada através da Shield, em que rapidamente se tornou uma operativa. É uma pena que nos cinemas ela teve uma vida um pouco mais curta devido aos rumos que a Marvel definiu.
A personagem também viveu romance com alguns heróis dos quadrinhos, em especial Matthew Murdock, o Demolidor. Inclusive, ele é curado temporariamente de sua cegueira e consegue enxergar a beleza da moça uma vez. Será que ainda poderemos ver isto em algum What If? da vida?
Emma Frost
Emma Frost, a Rainha Branca, sempre estará ligada ao Clube do Inferno e demais vilões, mas o momento que entrou nos X-Men e virou uma mocinha também é marcante. Especialmente pelo relacionamento com Scott Summers, ideia concebida pelo escritor Grant Morrison em sua aclamada fase a frente dos alunos de Charles Xavier.
Coincidência ou não, souberam trabalhar bem manter sua identidade de professora (ela ensinou o Homem de Gelo a melhorar o uso de seus poderes) com sua personalidade forte e decidida. Afinal de contas, todo mundo sempre apostou que Wolverine seria a razão do fim do casal Ciclope e Jean Grey. E não foi não, viu…
Curiosamente, sua chegada ao universo mutante coincide com a saga que transformou Jean em Fênix. Será que as duas já previam um embate ali? Como uma das telepatas mais poderosas do universo, Emma sempre é uma personagem que inspira cuidados mas por um bom tempo os X-Men agradeceram tê-la ao seu favor ao invés de contra si. A personagem foi interpretada por January Jones nos cinemas.
Mulher-Gato
Selina Kyle volta e meia é ladra e volta e meia é heroína, mas no geral todo mundo sabe que nasceu para defender Gotham contra o crime ao lado do Batman. Né?
Gavião-Arqueiro
Você pode não lembrar, mas Bart Clinton estava do lado dos vilões quando surgiu na Marvel. Assim como Feiticeira Escarlate e Mercúrio, o arqueiro migrou para o lado dos mocinhos e entrou nos Vingadores, onde está até hoje. Inclusive nos cinemas.
Vale lembrar que o personagem já assumiu a identidade de Ronin, se tornando uma espécie de vigilante a margem da lei (inclusive nos cinemas). Apesar disso, Clint sempre acaba retomando o manto de Gavião Arqueiro mesmo.
Resta saber se nos cinemas o veremos também assumir o nome de Golias, como aconteceu por algum tempo no arco de história dos Vingadores nos anos 80. E como explicariam Barton topar voltar a dar apenas tiros de arco e flecha depois de adquirir um poder desses…
Magneto
Eric Lensher é o maior inimigo dos X-Men. Mas já esteve ao lado dos heróis mutantes várias vezes, até porque também é do seu interesse defender Os Filhos do Átomo. Apesar de estar do lado bom da força, sempre acaba voltando para o caminho mais fácil.
Besouro/Match 1
Besouro sempre foi um inimigo medíocre do Homem-Aranha. Mas nos Thunderbolts, o Mach 1 se tornou um líder e herói, gostou tanto do seu papel que não aceitou as vontades do Barão Zemo e se manteve como um dos mocinhos assim como outros membros da equipe que se disfarçava de super-heróis. Destaque para a descrição de seus poderes quando surgiu: “capaz de fazer tudo que um caça faz”. Então tá bom. Anteriormente, ele andava por aí com uma armadura com asas, disparava raios de pouco estrago e se denominava “Besouro”.
O equipamento nunca foi o suficiente para o então vilão enfrentar o Homem-Aranha, mas desde que mudou de lado ele evoluiu bastante. Fazer o bem tem suas vantagens.
Cascavel
Rachel Leighton era um membro da Irmandade da Serpente com o codinome de Cascavel e como uma das melhores amigas do líder Kobra. Estava do lado dos vilões, mas o amor lhe transformou. Apaixonada pelo Capitão América, acabou agindo ao lado do herói por muito tempo, se tornando membro ativo de sua equipe na época ao lado de Nômade, Demo e Falcão.
Há aproximadamente dois anos, Cascavel voltou a integrar o lado dos supervilões e, aparentemente, sem nenhum envolvimento com Steve Rogers.
Resta saber até quando.
Gata Negra
Ela surgiu nos quadrinhos da Marvel como uma ladra que o Homem-Aranha deveria prender. Mas com o tempo, Peter Parker se apaixona por Felicia Hardy e ela pelo herói, sem nem mesmo ver o seu rosto. Aliás, não me lembro de nenhum gibi em que havia alguma menção ao sexo entre os dois embora tenham sido namorados por muito tempo.
Ou seja, Felicia e o Aranha namoraram muito tempo sem que o herói tirasse a máscara. E pare de fazer essa cara e normatizar a relação dos outros, amiguinho(a). Deixa as pessoas, uai!
Atualmente, a personagem está menos ativa no universo recorrente do aracnídeo. Mas tudo pode mudar…
Flautista
Ele foi inimigo do Flash e virou um dos melhores amigos. Afinal, o Flautista sempre teve talento para bugigangas e outros apetrechos. Ainda lançou um plot twist quando se revelou gay. Tendência.