O texto a seguir pode estragar algumas surpresas da terceira temporada de Dark. Se você preferir algo sem spoilers, clique aqui e confira a nossa resenha sem nenhum.
++ Ouça nosso podcast sobre viagens no tempo!
Muitos espectadores da série da Netflix se perguntam ao longo da terceira temporada de Dark: o que aconteceu com o olho de Woller. Afinal, desde a primeira temporada o detetive interpretado pelo ator Leopold Hornung não tem um olho mas não sabemos o motivo embora fique claro que é algo que aconteceu há pouco tempo. Afinal, ele está com uma proteção feita de pano e só depois evolui para um tapa-olho nos óculos.
++ O Predestinado: filme para órfãos de Dark
++ 1899: Conheça o novo projeto dos criadores de Dark
Mas isso é tão importante assim? Realmente precisamos saber o que aconteceu com o olho de Woller?
Como a gente falou no post que explica tudo sobre Dark, ao final do terceiro episódio Woller é interrompido pela segunda vez na explicação do que aconteceu. Essa informação nunca foi dada porque não é importante. Como Woller perdeu (ou machucou) um olho não é relevante, não é algo que valha para a trama. Note que em nenhum momento as ações do personagem nascem ou dependem dessa amputação.
O TV Tropes, um dicionário com ótimas definições de termos e palabras-chave, tem uma página só para isso, em inglês: left hanging. Ou seja, algo que é deixado no ar. A página se preocupa em separar. Por exemplo, o Efeito Chris Carter: seria uma pergunta que não é explicada e que a série assume que é assim mesmo. As coisas não são ditas. Como acontece regularmente na série Arquivos X, criada por Chris Carter.
Porém, o olho de Woller se aproxima mais da definição do left hanging What Happened With The Mouse (O que aconteceu com o rato?). Essa pergunta referencia uma cena de O Último Imperador, em que o personagem-título arremessa um rato de estimação e não vemos o pet morrer. Mas essa situação é algo trivial, não precisamos ver o cadáver do ratinho para entender o que significa em termos dramáticos. Seja lá como Woller perde o olho na Terra 1, o braço na terra 2 e apenas o machuca na terra original, é somente trivial, desimportante e peculiar em comparação a uma trama em que três mundos podem acabar. Lembre-se: A vida não tem todas as respostas. Então nenhuma série de TV vai ter também. O mais importante é que Dark, ao contrário de Lost por exemplo, entrega as respostas da trama central e não deixa nenhum furo em relação a viagem no tempo, descendência etc. Todo o arco é desenvolvido para que a principal trama seja concisa e bem explicada, mesmo detalhes, como a carta que Boris recebe, estão indicados na série. E você sempre tem o recurso de assistir a série da Netflix novamente. Como uma história que sempre se repete… Será que isso soa familiar de alguma forma?
E se você gosta de Dark e histórias sobre viagens no tempo ou assuntos relacionados, você precisa escutar o nosso POPOCAST sobre o assunto! Com muitas informações sobre séries, filmes e toda ciência por trás da ficção envolvendo cronoaventuras como a série alemã ou o filme Predestinado.