‘Cursed’ é a versão Nimue do ciclo arturiano

A série Cursed – A Lenda do Lago começa com o seguinte texto: “Muito antes de Arthur, a espada do poder escolheu uma rainha”. E assim somos levado a uma recriação da clássica lenda do Rei Arthur em que Nimue (a dama ou lenda do lago, como no nome da série) é uma personagem de carne, com suas próprias ambições e sonhos, interpretada por Katherine Langford (13 Reasons Why).

++ Warrior Nun: um trailer que engana

Em sua jornada, Nimue (Katherine) descobre mais sobre sua identidade e de onde vieram seus misteriosos poderes. Claro, que a jornada não é agradável. A série parte justamente de contar o momento em que o cristianismo europeu passou a perseguir todas as religiões celtas pelo genocídio. É algo que realmente ocorre, com estas crenças sofrendo perseguição e discriminação até hoje.

Cursed está longe de ser como Game of Thrones ou Vikings, segue um caminho mais pop e teen. Apesar disso, passa longe de ser uma série que banalize o universo de fantasia como Crepúsculo fez com vampiros, por exemplo. Há mortes, sangue e guerra mas talvez a serie ressinta de uma direção mais madura. Quando estrelas veteranas como Peter Mullan (Ozark) e Gustaf Skarsgård  (Vikings) não aparecem, as cenas com Katherine caem de ritmo, em especial as com Arthur (Devon Terrell) e Morgana (Shalon Brune-Franklin).

Cursed tem bons momentos, mas falta um pouco de maturidade à direção

Todos os bons momentos de Cursed poderiam melhorar nas cenas de ação se não fossem o excesso de computação gráfica, especialmente no uso do sangue. Entende-se que o recurso facilita a direção e produção das cenas, mas não pode ser desculpas para coisas difíceis de se acreditar. É como se a produção quisesse fazer uma versão clean de outras séries do gênero, mas fica apenas pobre.

Nota: 7

Explicando o final de Cursed – ATENÇÃO spoilers

Originalmente, a dama do lago é uma criatura mítica sem muito background. Até por isso, ficamos na dúvida se Nimue morreu ou não… É provável que a partir deste fim de temporada em que ela termina no lago – e que também é a primeira cena em que aparece – possa ser o início de uma nova existência. Ao longo da série, ela já demonstrou ter características sobrenaturais envolvendo o lago e pode ser que isso aconteça novamente. Note que a última cena de Nimue e Merlin (Skarsgård) carrega o simbolismo do mago lançando mão de seus poderes para derrotar os inimigos na ponte. Em seguida, ele e Nimue somem.

O final de Cursed também abre espaço para Arthur surgir como um líder dos homens e do povo féerico. Vamos aguardar a confirmação da segunda temporada…

Arquivos

Leia Mais
Como ‘A Acólita’ mostra um novo lado de Star Wars
Verified by MonsterInsights