Orlando Drummond deixou o Brasil um pouco mais pobre de humor ao partir nesta terça-feira (27). Conhecido por ser um dublador nato, o ator acabou muito relacionado ao seu personagem mais marcante na TV: o Seu Peru, aluno no programa Escolinha do Professor Raimundo. O que muitos não sabem é que sua trajetória começou antes, como explica o roteirista João Carlos Viegas (foto abaixo). Em entrevista exclusiva ao POPOCA, ele relembrou o nascimento do personagem.
++ Leia também: Conversamos com Adanilo, ator de Marighella
“Eu integrava a equipe de roteiristas do Chico Anysio Show e criei um personagem chamado Oswaldão Coelho Leão, que era um bicheiro machão e que o filho era bailarino. O filho não era gay, mas ele temia. E o professor de balé dele era justamente o Seu Peru”, explicou Viegas, cujo livro O Segredo dos Nomes está disponível na Amazon.
Na época, o bicheiro era interpretado pelo próprio Chico Anysio, enquanto o ator Paulo Bacelar fazia o guarda-costas Pirombá e Filipe Martins fazia o filho. “O quadro mexia justamente com essa questão de machismo. O personagem foi criado para a TV”, ressalta. “Inclusive tem uma curiosidade que o primeiro ator escolhido ficou envergonhado, o Orlando Drummond topou e ainda criou o bordão ‘Porraqui'”.
O neologismo foi uma forma divertida que Drummond encontrou de falar um palavrão na TV aberta. A dobradinha entre ator e roteirista é retribuída até hoje com elogios à sua versatilidade. “Era uma figura maravilhosa, um ator perfeito e dublador muito bom. Um humorista sensacional também. Lembro de muita gente comentando a sua imitação de Jânio Quadros quando eu ainda era criança”.