O novo coronavírus, covid-19, vai causar o fechamento das salas de cinema em São Paulo. A Feneec (Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas) e o Sindicato das Empresas Cinematográficas do Estado de São Paulo) divulgaram uma nota solicitando que o governador João Doria (PSDB) determine o fechamento das salas de cinemas.
++ Como o coronavírus tem afetado a cultura pop
Se a iniciativa tiver que ser apenas das federações, envolverá negociações com cada Shopping ou exibidor, o que complicaria a questão. Confira a nota na íntegra:
A Feneec (Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas) e o Sindicato das Empresas Cinematográficas do Estado de São Paulo vêm a público pedir ao governador de São Paulo, João Doria, que assuma o papel de fechar as salas de cinema de todo o estado, na forma da lei. As empresas exibidoras entendem que a grave situação colocada pela pandemia da Covid-19 é urgente e demanda uma resposta rápida que somente o Estado está habilitado a tomar. Infelizmente o fechamento das salas por iniciativa das empresas demandaria negociações com cada uma das empresas administradoras de cada shopping onde existe uma sala de cinema, o que seria penoso e lento. Os shoppings pertencem a diferentes grupos econômicos, com participação de investidores, fundos de previdência, fundações e outros, o que demandaria diversas instâncias de negociação, resultando num prazo para solução dos problemas que a saúde pública não tem. O bem estar dos espectadores de cinema e dos funcionários das empresas de cinema é hoje a nossa prioridade.
O novo coronavírus, covid-19, tem influenciado salas de cinema e lançamentos por todo o mundo. A China viu um prejuízo milionário e teve que lidar com a insatisfação de distribuidores quando filmes asiáticos foram para plataformas de streaming, única fonte de entretenimento segura. No Brasil, o governo Bolsonaro insiste em não tomar medidas que preservem a população com milhões de mortes ocorrendo durante a pandemia.