Conheça ‘Local Man’, graphic novel de sucesso nos EUA

História em quadrinhos usa anos 90 como elementp de uma trama atual e divertida

Local Man é uma série de quadrinhos publicada nos Estados Unidos e Canadá escrita e desenhada por Tony Fleecs e Tim Seeley para a Image Comics, ambientada no Imageverso. O nome poderia ser traduzido como “herói local”, já que o personagem Jack Xaver é um ex-super-herói que volta a sua cidadezinha depois de ser proibido de atuar com seu uniforme e codinomes originais. Cada edição tem uma história principal escrita por Fleecs e Seeley com arte de Fleecs e uma história em flashback, desenhada por Seeley. Flashback?

++ Leia também: Wayne Bruce, da Escócia, inspirou o Batman?

Como Local Man fala de um ex-super-herói dos anos 90, esses momentos acabam se tornando uma referencia a como foi a era Image daquela época com muitos musculos e pouco sentido ao mesmo tempo que a trama que se passa no presente tem drama na dose certa colocando Xaver como um heroi mais sofredor que Demolidor ou o Homem-Aranha. O alter-ego de Crossjack mantém seu superpoder de acertar qualquer alvo com objetos que arremesse com a mão exceto arco e flecha, mas acaba proibido de permanecer na maior equipe de supers da America depois que um rumor sobre um caso com uma colega de equipe viraliza. Logo após se mudar de volta para o porão de seus pais, seu antigo adversário Hodag é morto em circunstâncias misteriosas. Enquanto tenta limpar seu próprio nome, ele tenta descobrir quem foi o responsável, enquanto luta para se adaptar novamente à vida de cidade pequena.

Por enquanto, Local Man tem apenas duas revistas publicadas e a terceira deve sair no final do ano. Em Local Man #1 descobrimos quem está por trás dos misteriosos assassinatos que ele investiga e em Local Man #2 a trama ganha contornos ainda mais dramáticos. Tudo na dose certa de humor, ação e um flasback do pior dos anos 90, mas sem ofender o passado e sim discutindo
Por enquanto, Local Man tem apenas duas revistas publicadas. Em Local Man #2 a trama ganha contornos ainda mais dramáticos com viagem no tempo envolvida

Por enquanto, Local Man tem apenas duas revistas publicadas e a terceira deve sair no final do ano. Em Local Man #1 descobrimos quem está por trás dos misteriosos assassinatos que ele investiga e em Local Man #2 a trama ganha contornos ainda mais dramáticos. Tudo na dose certa de humor, ação e um flasback do pior dos anos 90, mas sem ofender o passado e sim discutindo como um super-herói daquele universo poderia crescer e chegar aos 30-40 anos hoje. Xaver chega a encontrar sua versão do passado e brigar fisicamente porque jamais foi capaz de tratar uma pessoa querida da melhor forma e não pelas oportunidades “profissionais” perdidas.

Infelizmente, nenhuma editora brasileira se interessou (ainda!) por Local Man, que talvez seja cult demais para o mercado local mas certamente merecia ser lida por nerds do Brasil.

Talvez um dos melhores elogios a Local Man tenha vindo do The Hollywood Reporter: “É um livro que deveria ser uma piada – e acredite em nós, tem muitas delas – mas de alguma forma consegue ser um noir de super-heróis bem pensado que vai além da simples nostalgia.” Local Man pode ser resumido como uma combinação de clichês de super-heróis dos anos 90 misturados com tramas de terror urbano, apresentando histórias de apoio em cada edição, modeladas a partir de títulos clássicos da Image como Youngblood no primeiro arco com o segundo arco mudando os apoios para serem modelados em quadrinhos de romance clássicos da Image. O próprio Crossjack foi realmente projetado por Seeley quando tinha 15 anos e usado em um quadrinho autopublicado que ele fez chamado Skuleros . Outros personagens, como Neon, são baseados em personagens que ele e Fleecs projetaram quando eram jovens e não tinham começado a fazer quadrinhos profissionalmente. Tudo regado a artes muito boas no tempo presente e outras nem tanto do flashback que emulam um certo Rob Liefeld ou mesmo Jim LeeTodd Mc Farlane e Greg Capullo. Mas a história é boa o tempo todo, inclusive com referências curiosas a Youngblood & cia. que voce pode encontrar na pagina de Local Man no TV Tropes. É até um pouco curioso imaginar que se demorou tanto a fazer uma boa HQ que falasse de uma era, que se nao deixou tanta saudade foi muito importante para a nona arte norte-americana e o gênero comics.

Resta saber quando e se veremos Local Man no Brasil.

Arquivos

Leia Mais
Conheça o novo logo do Superman e mais detalhes