‘Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa’ chegou ao streaming, e é uma fofura

Produção traz leveza e diversão para toda a família.

Se há duas coisas das quais os fãs brasileiros de cultura pop se orgulham, são o cinema infantil e as histórias de Maurício de Sousa. E, quando começaram a fazer filmes em live action da Turma da Mônica, foi o melhor dos dois mundos. Sim, as animações sempre foram maravilhosas — A Princesa e o Robô é um dos meus favoritos da vida. Mas o primor desses filmes live action é sem igual. Agora chegou a vez de um dos personagens mais carismáticos do cartunista ganhar sua versão em carne e osso com Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa, que estreou no Prime Video em 22 de março.

++ Leia também: Ganhar ou perder é legal apesar dos pesares

A trama é um daqueles fofíssimos plots em que as crianças percebem, muito antes dos adultos, que algo está errado e precisam de um plano. É que Chico Bento (Isaac Amendoim) descobre que sua querida goiabeira — ou seja, a goiabeira do Nhô Lau (Luis Lobianco) — será derrubada para dar lugar a uma estrada. Mas, enquanto todos os adultos acham ótimo que o progresso chegue à Vila Abobrinha por meio do asfalto, cabe ao menino convocar os amigos para impedir isso.

Divertido e leve como os gibis, o filme traz uma mensagem bonita sobre preservação da natureza. Até descobrimos a origem da ligação de Chico com a goiabeira, que vem desde o seu nascimento. Em um momento de epifania, ele chega a encontrar o espírito da Dona Goiabeira, interpretado pela maravilhosa Taís Araújo.

O elenco mirim de Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa
O elenco mirim de Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa

Aliás, o elenco foi escolhido a dedo. Assim como Isaac – que já é conhecido pela simpatia que esbanja nas redes – se mostrou a personificação perfeita de Chico Bento, o mesmo pode ser dito dos atores que interpretam seus amigos. Zé Lelé (Pedro Dantas), Rosinha (Anna Júlia Dias), Zé da Roça (Guilherme Tavares), Hiro (Davi Okabe) e Tábata (Lorena de Oliveira) — que não conhecia por não ser da minha época — parecem saídos diretamente das páginas. Sem esquecer a Professora Marocas (Débora Falabella), sempre atuando como a conselheira que contribui para o desenvolvimento da turma.

Lembro-me de na infância ouvir de muitos adultos (inclusive professores) que gibis do Chico Bento e Cebolinha eram inadequados por “ensinarem as crianças a escrever errado”. Felizmente, isso mudou, e o consenso atual é de que personagens como esses ajudam as crianças a entender que existem diferentes formas de falar e a respeitá-las. O filme só reforça isso.

O filme teve uma temporada nos cinemas, com estreia em 9 de janeiro. Foi um sucesso de bilheteria, ultrapassando 1 milhão de espectadores. Com a entrada em um streaming de alcance internacional, o filme ganhou o mundo, e o personagem recebeu a cômica tradução para “Chuck Billy”.

Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa tem direção de Fernando Fraiha, que concebeu o roteiro com Elena Altheman e Raul Chequer. Uma sequência já foi confirmada, e só podemos esperar que seja tão adorável quanto este!

Nota: 9

Confira o trailer:

Arquivos

Leia Mais
ROMA
Assistimos: ROMA