Existe toda uma geração de atores cujas carreiras têm como sinal quase obrigatório estar entre filmes nerds para se firmar na carreira. Mas nem sempre foi assim. Para alguns, este foi o início de um ocaso na carreira.
Chris O’Donnell
Chris O’Donnell tinha tudo nos anos 90: beleza, talento e bons contratos. Quem poderia achar que participar de uma franquia que vinha fazendo sucesso seria ruim? Após os dois filmes de Batman com Tim Burton, Joel Schumacher se encarregou de sepultar a franquia e levou a carreira do ator junto.
O ator levou dois anos após viver Robin para aparecer em outro filme: A Fortuna de Cookie, de Robert Altman, em 1999.
Brandon Routh
Tem quem deteste Superman Returns, de Bryan Singer. Eu encaro como um ótimo filme que, infelizmente, não fez o sucesso comercial que poderia. O resultado foi seguirem em uma linha completamente diferente do Homem de Aço que parece ter dado certo no curto prazo, mas hoje deixa a Warner perdida. No meio disso tudo, a carreira de Brandon Routh deu para trás.
O ator ainda atuou em outras adaptações de quadrinhos: Scott Pilgrim vs. the World (como Todd Ingram) e novamente com um papel-título em Dylan Dog:Dead of Night. e, atualmente, está na série DC’s Legends of Tomorrow, como outro herói da DC: Elétron. Para os nerds que curtem, não faltam referências.
Alicia Silverstone
Quem não era profundamente apaixonado por Alicia Silverstone nos anos 90? Desde sua aparição no clipe da música Crazy de Aerosmith até sua participação em outros filmes como The Crush. Sua carreira ia muito bem até que ela cometeu o mesmo erro de O´Donnel e topou ser a Batgirl no último filme da franquia do Homem-Morcego com Schumacher.
Notem que a coisa deu tão errado, mas tão errado que a personagem sumiu de séries ou filmes live-actions até recentemente, quando uma produção com Ruby Jones quer tentar de novo. No ano passado, aliás, Alicia avisou que gostaria de viver a personagem novamente. O POPOCA apoia uma participação especial na nova série, hein?
Tobey Maguire
Ele não morreu e nem está na Record. Tobey Maguire é o melhor Homem-Aranha de todos os tempos para a minha geração. Infelizmente, o ator não conseguiu mais papéis relevantes com exceção de Seabiscuit e O Grande Gatsby,após o fracasso de Homem-Aranha 3.
Inclusive, veja aí o ator falando de um hipotético quarto filme antes da Sony cancelar e seguir com Andrew Garfield. Como teria sido?
Mark Pillow
Superman IV não foi o filme que todos esperavam mas muitos fãs do Superman amaram Mark Pillow como o Homem-Nuclear, uma espécie de personificação do perigo nuclear da Guerra Fria tão poderoso quanto o Homem de Aço. Com uma origem bem confusa que envolvia o DNA de Kal-El, experiências genéticas e a força do sol, o vilão era uma espécie de “Bizarro melhorado” criado por Lex Luthor (Gene Hackman) e encarnado por Pillow. Infelizmente, ele estrelou apenas em O Homem da Máfia e na série de TV Alaska Kid depois do filme, sem muito destaque.