No segundo episódio de O Falcão e o Soldado Invernal, série do Disney+, temos que nos acostumar que há um novo Capitão América no pedaço. O slogan está em todas as paredes e Sam (Anthony Mackie) não pode ignorar. “Cap is Back” (“Capitão estão de volta”, numa tradução livre) e cabe ao Falcão e ao Buck (Sebastian Stan) se acostumarem com isso.
Atenção para spoilers abaixo.
++ O Falcão e o Soldado Invernal: confira os easter eggs
Depois de um primeiro episódio cheio de ação, começamos o enredo descobrindo os bastidores dos últimos dias de John Walker (Wyatt Russell) com entrevistas e aparições públicas como o novo Capitão América. Se nos quadrinhos, o personagem teve pouco tempo no exército em O Falcão e o Soldado Invernal, Walker é um soldado condecorado com três medalhas de honra. O melhor soldado possível vai tentar ser o melhor Cap que puder. Também temos aqui um parceiro negro: Battlestar (Clé Bennett).
O enredo tinha tudo para tornar os personagens maniqueístas ou esquecer que a série é sobre Sam e Bucky. Mas a série do Disney+ acerta ao nunca deixar a dupla sair do centro e ir desenvolvendo aos poucos suas camadas. E também as do próprio universo Marvel. Assim como nos quadrinhos, ficamos sabendo que já houve um supersoldado negro. E será que ele foi o único?
Lembre-se que em Capitão América: O Soldado Invernal descobrimos que o próprio Bucky também foi submetido a um soro desenvolvido por soviéticos. Como será que isso influencia os Apátridas? E será que isso explica a força descomunal de todos os seus operativos? A direção e roteiro da série nos fazem não só entender estas perguntas, mas também confiar que elas serão respondidas com muita ação e drama.
Nota: 9
Assista o trailer do próximo episódio de O Falcão e o Soldado Invernal: