Bliss: sci-fi ou drama?

Salma Hayek e Owen Wilson estrelam filme da Amazon

Bliss se enquadra ‘erroneamente” na categoria de ficção científica, talvez por possuir elementos futuristas e cenas que beiram alguma ação mais elaborada com Salma Hayek e Owen Wilson. Lançado no início do mês, vem tendo destaque no conteúdo exclusivo do Amazon Studios e é meu escolhido como uma trama emocional mesmo, de grata surpresa.

++ Eu me importo surpreende, mas funciona?

Estamos acostumados a ver Owen em comédias, mas acompanhando a trajetória do ator ele destaca-se por grandes filmes como Extraordinário (Stephen Chbosky), Horas de Desespero (John Erick Dowdle), Atrás da Linhas Inimigas (John Moore) e percebemos mais uma vez em Bliss que ele sabe o que faz.

O longa dirigido por Mike Cahill narra a história de Greg (Owen Wilson) um cara em meio a decepções e perdas, que vão desde familia a projetos de vida. Em meio a esta loucura pessoal, ele encontra Isabel (Salma Hayek), que colabora de forma inusitada mas ao mesmo tempo realista dentro do que ele acha viver. Ou vive.

Aos poucos vamos percebendo após o encontro dos dois personagens principais o quanto o tema do uso de drogas é relevante, atual e… Dolorido para tantos. E o tanto que a vida do personagem é absorvida pelo mundo paralelo criado pelo uso de elementos externos que deixa tanto sua narrativa quanto quem a assiste perdido entre o real e o imaginário. Em meio a esta loucura a vida de Greg desmorona, misturando momentos de lucidez e ilusão, levando os personagens a um enredo rico em imagens e sentimentos que leva quem assiste a refletir sobre perdas e ganhos das escolhas individuais de cada um.

É importante saber o objetivo por trás da direção de Mike Cahill, isso nos faz entender mais sobre o filme. Em uma entrevista para o Estadão, Cahill disse que busca com o filme resgatar sentimentos perdidos por todos nós. “A essência veio do lado sentimental para mim” e complementa “ Estava interessado em uma história que trata a fragilidade da mente e as diferentes maneiras de ver o mundo com empatia, amor e generosidade”

Sabendo isso e permeando nosso caminho ao assistir o longa e a todo este mundo imaginário criado por cristais vemos nitidamente a referência ao uso de drogas e seu enorme poder de destruição ao criar um universo pessoal e paralelo dizimando pensamentos e criando mundos inteiros de um imaginário fortemente amparado pelo desejo de fuga. Levando o espectador a entender e mergulhar no mundo de dor e perdas de Greg(Owen Wilson). Aliado a ele temos Isabel (Salma Hayek) que ao seu lado desfruta da liberdade dos padrões, das regras e de tudo que cerca nossa realidade factual do dia a dia e que nos mantém em sociedade evoluindo e levando nossas vidas.

O filme é magnífico. Mistura a realidade das diferenças sociais e passeia sobre nossas dores de forma às vezes leve e às vezes severa, nos puxando a olharmos dentro de si. Vivemos afinal nossos sonhos. Sentimos. Ou somente coexistimos e sobrevivemos no mundo alienados a dor do próximo?

Bliss – Em busca da Felicidade está disponível na plataforma de streaming Amazon Prime. Vale a Pena Assistir

Nota: 8

Assine o Amazon Prime Video e garanta a pipoca para ver este filme. Por este link, você também ganha um desconto e ainda ajuda o nosso site a continuar no ar.

Confira o trailer:

Arquivos

Leia Mais
Game of Thrones: série ‘Nine Voyages’ será animação
Verified by MonsterInsights