Muitas vezes um filme gera enorme expectativa pela sua sequência, que demora mais tempo do que gostaríamos. Ainda que antes tarde do que nunca, estas sequências poderiam realmente ter chegado um pouquinho mais cedo do que acabaram chegando. Será que esquecemos de alguma?
++ Ouça também nosso podcast sobre sequências de filmes e séries
Confira nossa lista das 20 sequências que mais demoraram a acontecer e quanto tempo cada uma levou:
Toy Story 3
Tempo que levou: 11 anos
A gente nem achava que veria Andy e seus brinquedos de volta, mas não é que aconteceu? Os personagens voltaram justamente quando parecia que não teríamos mais nenhuma história para contar. Os minutos iniciais do filme mostrando como o menino dos primeiros filmes cresceu e está indo para a faculdade costumam fazer mães e pais chorarem.
Exterminador do Futuro 3
Tempo que levou: 12 anos
Uma geração inteira se acostumou a ver e rever O Exterminador do Futuro 1 e o segundo filme na TV. A terceiro produção foi a oportunidade de assistir Arnold Schwarzenegger nos cinemas, mas acabou sendo um filme quase herético em uma franquia tão épica. James Cameron não era o diretor e Edward Furlong não retornava como John Connor e muito menos Linda Hamilton como Sarah.
O resultado é um filme que surpreende bastante, mas porque trai vários pontos dos dois primeiros filmes. Finalmente vemos a ascensão de Skynet, entre outras coisas que eram só proclamadas em flashbacks no futuro. O problema é que esse tipo de coisa só funciona no máximo uma vez e acabou não funcionando.
Duro de Matar 5
Tempo que levou: 12 anos
O filme se torna mais importante com a recente notícia de que Bruce Willis precisou se retirar de sua carreira por problemas de saúde. Ninguém dava mais um filme da franquia como certo, mas o ator topou em uma improvável história na Rússia com um certo John McClane Jr. (Jai Courtney), filho perdido de McClane e o retorno de Lucy Gennaro (Mary Elizabeth Winstead), a filha durona que já havia sido apresentada no filme passado.
Os Incríveis 2
Tempo que levou: 14 anos
É meio inacreditável que a Pixar tenha levado tanto tempo para fazer o segundo filme da franquia depois do sucesso do primeiro filme. Todo mundo sonhava com uma continuação de Os Incríveis depois de um primeiro filme maravilhoso, mas só 14 anos depois descobrimos o que aconteceu imediatamente depois do fim do primeiro filme. A data do terceiro ainda não foi confirmada…
Jurassic World
Tempo que levou: 14 anos
Jurassic Park já era uma trilogia fechadinha e que ficava eternamente na memória dos fãs sem necessidade de uma continuação. Porém, quem quer perder a oportunidade de ver dinossauros em ação? Ainda mais se isso incluir novas atrizes e atores como a ótima Bryce Dallas Howard, que deu uma pausa na sua ascensão como diretora para participar deste filme.
Com um tom menos sci-fi e bem menos sério em termos de ética científica, Jurassic World não é exatamente um filme memorável mas fez valer a pena o ingresso para os fãs da série. E sempre poderemos ter outras trilogias a respeito.
Fuga de L.A.
Tempo que levou: 15 anos
Já falamos por aqui deste clássico que passou nos cinemas há mais de vinte anos. Um dos problemas óbvios de reprisar o mesmo papel era que Kurt Russel precisou recuperar um corpo que não tinha há quinze anos. Ele não fez feio pro papel, mas infelizmente a sequência não foi muito bem na bilheteria e, por enquanto, Snake Plissken (Russel) não será mais acionado pelo governo.
O Poderoso Chefão 3
Tempo que levou: 16 anos
Francis Ford Coppolla trabalhou duro para produzir o melhor filme possível. Garantiu Al Pacino e outros atores, mas Robert Duvall não aceitou retornar e, às vésperas do início das filmagens, Winona Rider desistiu da produção por burn out após as filmagens de Edward Mãos-de-Tesoura. Apesar da escalação da iniciante Soffia Coppolla, então aspirante a atriz, todo mundo apostava que o diretor fecharia a trilogia em O Poderoso Chefão 3 com chave de ouro. A atuação da filha do diretor acabou comprometendo cenas demais e transformando um bom filme em algo que não funciona.
Apesar disso, valeu a espera. Ou você cha que não?
Bad Boys for life
Tempo que levou: 17 anos
Levou um bom tempo para juntar Will Smith e Martin Lawrence no mesmo filme em que interpretam policiais durões, mas valeu a pena. Curiosamente, uma das cenas mais marcantes do filme são dos bastidores em que o elenco deste filme e de Um Príncipe em Nova York 2 foram se encontrar no mesmo set de filmagem marcando uma nova era no cinema Hollywoodiano.
The Matrix Ressurections
Tempo que levou: 18 anos
Depois de Matrix Reloaded, a trilogia Matrix parecia ter encontrado um fim embora os boatos de uma continuação sempre tivessem existido. The Matrix Ressurrections veio para, enfim, nos levar todos aos cinemas e conferir o que Lana Wachoski havia aprontado e, apesar dos bons momentos, a sensação de que a espera foi a toa foi um pouco inevitável. Quem discorda?
Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal
Tempo que levou: 19 anos
Não adianta. Toda vez que toca aquela musiquinha eu, você e todo mundo volta a ser criança e sorri com Harrison Ford no papel de Indiana Jones correndo de alguma coisa. Só assistir ao trailer acima.
A emoção é tanta que a gente até evita as problematizações óbvias de alguns filmes com culturas estrangeiras. O fato é que Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal pareceu uma evolução da franquia apesar de todas as dificuldades do filme.
Entre elas, lidar com um Ford envelhecido apesar de em Indiana Jones e a Última Cruzada ficar implícito que ele e seu pai, vivido então por Sean Connery, teriam se tornado imortais após beber do Santo Graal. Porém, sabem como é: este era um filme que todo mundo queria assistir há décadas. E já já vem outro aí para atualizar a lista já que este foi lançado em 2008.
Independence Day 2: Resurgence
Tempo que levou: 20 anos
Independence Day era, obviamente, uma bobajada patriótica dos Estados Unidos. Mas apesar disso, era um filme interessante com destaque para a cena que Will Smith dá cabo de um alien com um só soco. Se Independence Day: Resurgence não conseguiu trazer o grande astro de volta, quais as chances de ser um filme que realmente valesse a pena?
Com vinte anos entre os dois filmes, a história é sobre uma nova invasão e o que a humanidade conseguiu criar para devolver qualquer ataque que vier do espaço. A direção de Roland Emmerich fez uma série de incoerências erros nas cenas “internacionais” com referências erradas em Cingapura e Dubai, por exemplo. Isso para não falar das leis da física que colocam uma nave do tamanho do Oceano sobre a Terra, mas que não afeta a gravidade proporcionalmente.
Space Jam – O Legado
Tempo que levou: 25 anos
Afinal, não era fácil esperar que surgisse outro Michael Jordan para protagonizar um filme com os personagens dos Looney Tunes. E apesar de respeitar o status de LeBron James, não dá para negar como falta carisma e talento nesta continuação que levou mais de vinte anos para ressurgir nos cinemas. Talvez fosse melhor esperar um pouco mais…
Superman Returns
Tempo que levou: 26 anos
Apesar de alguns problemas, o filme dirigido por Bryan Singer e com Brandon Routh no papel principal talvez tenha sido uma tremenda oportunidade desperdiçada de ecoar os clássicos filmes dirigidos por Richard Donner. 26 anos depois de Superman IV, podíamos acreditar que o homem poderia voar mas apenas para ver a franquia ser desperdiçada e um novo recomeço com Zack Snyder e Henry Cavill.
Tron: Legacy
Tempo que levou: 28 anos
O primeiro Tron era uma novidade interessante cheia de efeitos especiais que sozinhos já valeram os ingressos ainda que o roteiro não fosse lá essas coisas. Quase 30 anos depois, Tron: Legacy precisava recuperar a autoestima da franquia e fazer bonito em um cenário onde os efeitos especiais ficaram bem mais simples.
Mad Max: Estrada da Fúria
Tempo que levou: 30 anos
Um filme que só deu treta apesar do sucesso comercial. Tom Hardy interpreta o papel principal e tem um bom desempenho se considerarmos o tempo que o personagem ficou esquecido e os problemas do set de filmagem. Com uma briga entre os dois atores principais como bônus, Mad Max: Estrada da Fúria valeu tão a pena que já até rendeu um prequel contando a história de Furiosa, personagem interpretada por Charlize Theron que não curtiu ficar de fora do filme.
Será que teremos Mel Gibson de volta algum dia?
Star Wars: O Despertar da Força
Tempo que levou: 32 anos
Foi o filme que uma geração esperou. E, finalmente, chegou. Star Wars: O Despertar da Força decepciona ligeiramente por apostar num fórmula de roteiro praticamente igual a Uma Nova Esperança, justamente o primeiro filme da trilogia original. Uma jovem Rey (Daisy Ridley) começa se ver envolvida com uma tentativa dos remanescentes do Império em retomar a Galáxia de volta.
Mas como ela pode ajudar? O que isso tem a ver com suas lembranças da infância? Ao longo da trilogia, descobrimos que Rey também está ligada a um grande inimigo dos jedis, mas no fim foi legal só assistir isso nos cinemas.
Ghostbusters: Afterlife
Tempo que levou: 32 anos
Outro filme que uma geração esperou foi Ghostbusters: Afterlife finalmente chegou mesmo depois da morte de Harold Ramis (Dr. Egon), que sacrificaria a história. Mas a história usou isso ao seu favor e fez uma linda homenagem ao ator e à franquia. Agora, fica a expectativa se veremos outros filmes ou não.
Blade Runner 2049
Tempo que levou: 35 anos
Quem tinha expectativa de ver o Caçador de Andróides vivido por Harrison Ford de volta? Especialmente com todos os spoilers que Riddley Scott deu ao longo dos anos de que o personagem principal era um andróide, mas não sabia. E ele encontra um personagem que pode ser seu filho, mas também é um andróide e não sabe. Foi isso mesmo?
Top Gun: Maverick
Tempo que levou: 36 anos
Depois de Top Gun e do hit memorável Take My Breath Away não parecia que Tom Cruise voltaria a viver o piloto eternamente jovem do filme distante de 1986. Mas esse ano, o tor retomou a história e já faz tanto tempo que o filho do seu eterno parceiro Maverick virou personagem da história. Nada mal….
Mary Poppins Returns
Tempo que levou: 54 anos (!!!)
Mary Poppins Returns é o vencedor de tempos que uma sequência leva para ser feita. Na verdade, ninguém esperava que algum dia uma continuação acontecesse mas ela chegou. Trocando a atriz principal por Emily Blunt, que herdou um papel que foi de uma certa Julie Andrews. O filme tem o mérito de reapresentar a fábula para as novas gerações e fazer todas as outras reverem a simpática babá que voa com guarda-chuva.
E você, lembra de mais algum?
Esta pauta foi inspirada em texto do SyFy. O texto acima não é uma tradução.