Como o Desafio Literário Popoca tem como tema um livro onde a comida seja importante para a história, resolvi pegar o mais novo livro do autor Robin Sloan, que escreveu o surpreendente A livraria 24h do Mr. Penumbra.
SPOILER FREE
Dessa vez, o autor americano traz a história de Louis, uma programadora que trabalha numa empresa de robótica, que se questiona se o novo trabalho dela realmente a faz tão feliz quanto o emprego prometia quando ela o aceitou. Como ela não sabe cozinhar, ela todo dia pede comida num mesmo restaurante clandestino, até que os donos do restaurante, que são imigrantes ilegais, claro, precisam sair fugindo de São Francisco, e dos EUA, e deixam com ela o starter da massa de Sourdough que ela come todas as noites.
A partir daí, Louis entra num mundo paralelo da culinária, não só pelos motivos quase sobrenaturais do seu pão ser tão especial, mas também pelos mercados de produtos exclusivos e não industriais. Novamente, é difícil de definir o livro de Robin Sloan, tem mistério, tem um quê de sobrenatural, tem ciência e ficção científica. É uma grande mistura de ingredientes que, a princípio não parece que vão combinar, mas que ficam maravilhosos quando ele junta dessa forma.
A leitura é muito divertida e leve, e eu aprendi muito sobre o tipo de pão que é o Sourdough. O único defeito de Sourdough é que tem uma parte um tanto quanto romântica que eu sinceramente dispensaria. E tem lá uns momentos tão viajantes que é difícil de manter a suspensão voluntária da descrença. Mas, apesar disso eu super recomendo, apesar do livro ainda não ter sido traduzido para o português.
Nota 9.