Alice no País das Maravilhas

Alice no País das Maravilhas

O Desafio Literário de Abril é para trazer livros que tragam uma festa gastronômica generalizada. Que livro melhor que esse do que Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll? Afinal, um dos melhores momentos é justamente quando a personagem principal toma um chá com o chapeleiro louco.

Alice no País das Maravilhas Alice no País das Maravilhas narra a história de Alice que, ao perseguir um coelho, cai em sua toca que a transporta para um lugar fantástico povoado por criaturas peculiares e com uma lógica do absurdo, característica dos sonhos.

O livro possui alusões satíricas dirigidas tanto a amigos como aos inimigos de Carroll (a rainha má seria uma referência a sua mãe) e de paródias a poemas populares infantis ingleses além de referências linguísticas e, até mesmo, problemas matemáticos. Um exemplo é quando Alice encontra com o Grifo. Ela pergunta por quantas horas ele estuda a cada dia dia e ele responde: “Dez horas no primeiro dia, nove no seguinte, e assim por diante”, então ela conclui: “Nesse caso, no décimo-primeiro dia era feriado?”.

O livro pode ser lido tranquilamente por crianças, mas muitos adultos podem fazer uma releitura de suas riquezas e peculiaridades. As ilustrações de John Tenniel são um tesouro a parte. Não é a toa que gerou uma continuação com Alice Através do Espelho, igualmente brilhante, mas com uma repercussão menor.

Nota: 10

Arquivos

Leia Mais
Convenção perde participações por coronavírus
Verified by MonsterInsights