Baseado em fatos reais, o novo filme estrelado por Fernanda Montenegro obteve um feito significativo: em sua semana de estreia, levou mais de 215 mil espectadores para os cinemas brasileiros. Graças a esse sucesso, “Vitória” já soma uma bilheteria de 4,7 milhões de reais.
“Vitória” é uma produção que foi iniciada por Breno Silveira, diretor das cinebiografias “2 Filhos de Francisco” e “Gonzaga: de Pai pra Filho”. Infelizmente, Bruno morreu no início das filmagens, em 2022. O trabalho acabou sendo continuado e finalizado por Andrucha Waddington, que dirigiu “Eu, Tu, Eles” e “Os Penetras”. O filme é uma adaptação do livro do jornalista Fábio Gusmão, responsável por ter revelado ao mundo a coragem da dona de casa Joana Zeferino da Paz. Uma idosa que morava em Copacabana quando, com uma câmera amadora, começou a registrar as operações dos traficantes da região e suas negociações com policiais corruptos.
Para escapar das ameaças de morte após as denúncias serem feitas, dona Joana precisou mudar de nome e de identidade: foi assim que ela se tornou Vitória. Quando Breno Silveira procurou Fábio Gusmão, interessado em transformar aquela história de coragem em filme, Joana revelou que gostaria de ser interpretada por Fernanda Montenegro. Seu sonho tornou-se realidade e ela teve tempo de acompanhar o início das filmagens antes de falecer, em 2023. Só após sua morte é que a sua verdadeira identidade foi revelada, quando Vitória pôde novamente ser identificada como Joana da Paz.
À FRENTE DE CAPITÃO AMÉRICA
Com o sucesso de “Vitória”, Fernanda Montenegro obteve uma nova façanha em sua carreira. Do alto de seus 95 anos de idade, ela atua em 2 dos 5 maiores sucessos de bilheteria nos cinemas brasileiros. Afinal, ela também está em “Ainda Estou Aqui”, protagonizado pela sua filha totalmente premiada Fernanda Torres, que aparece na 4ª posição do ranking das bilheterias desta semana (atrás de “Vitória”, “Capitão América – Admirável Mundo Novo” e “Mickey 17”). Mais um feito incrível da incansável atriz e imortal da Academia Brasileira de Letras.