Foi em 1 de setembro de 1902 que Viagem à Lua (Le Voyage dans la lune) foi exibido pela primeira vez. O filme é o primeiro de ficção científica com roteiro e direção de Georges Méliès, com assistência de seu irmão Gaston Méliès. Toda história é baseada em dois romances: Da Terra à Lua, de Julio Verne, e Os Primeiros Homens na Lua, de H. G. Wells.
++ O Exterminador do Futuro 2: Sete fatos que você não sabe
Inovador, Viagem à Lua foi o primeiro a retratar também alienígenas e efeitos especiais, como a famosa cena da nave pousando no olho da lua. Em 2011, Martin Scorcese homenageou o filme e Méliès com a produção A invenção de Hugo Cabret. Além disso, a música Tonight, Tonight da banda The Smashing Pumpkins também faz referência ao filme. Confira abaixo:
Como Viagem à Lua se tornou um filme em domínio público se tornou fácil assisti-lo na internet (você pode vê-lo ao final do texto). Seu enredo começa com uma sociedade de importantes astrônomos em que seu maior expoente apresenta um projeto para ir até a Lua que recebe a oposição de somente um colega. Apenas em 2002, a cena final foi inserida com a descoberta de uma versão do filme completo. Segundo o IMDB, esta filmagem também era colorida à mão. Em 2010, uma tecnologia tornou possível a recuperação de milhares de frames e o filme foi mais uma vez reexibido como deveria ser.
Viagem à Lua poderia ter enriquecido Méliès e gerado outros filmes, mas acabou o levando a falência. Ao trazer o filme para os Estados Unidos foi pirateado por Thomas Edison, que o distribuiu em seus cinemas sem lhe pagar por direitos já que a legislação da época não submetia nenhum tipo de controle. Com três meses de produção e custos que chegavam a 30 mil francos (uma fortuna da época), Méliès cumpriu todas as etapas de produção de um filme em um mercado que ajudara a criar exceto o da distribuição, no qual foi vítima de um empresário imbatível à época.
A produção estará entre mil filmes que devem ser enviados à lua em um voo comercial. A ideia é que o planeta guarde parte da produção cultural da Terra para sempre. Confira o filme abaixo: