No último final de semana o primeiro lugar nas bilheterias sul-coreanas foi… Um remake de um filme brasileiro! Honest Candidate, versão sul-coreana de O Candidato Honesto, foi muito bem nas bilheterias do país e já passou de um milhão de espectadores. Primeiríssimo lugar do roteiro escrito pelo brasileiro Paulo Cursino.
É a segunda adaptação que o roteirista vende para o país depois do remake de De Pernas Para o Ar (também escrito por ele em parceria com Marcelo Saback). Tudo indicando que com uma indústria que produza e desenvolva, o cinema pode gerar empregos e riqueza para o país. Ouviu, presidente?
O Candidato Honesto, estrelado por Leandro Hassum, chegou a ser a maior bilheteria brasileira em 2014. De acordo com Cursino, a versão sul-coreana mudou algumas coisas como o sexo da personagem principal. A atriz Ra Mi‑ran dá vida a candidata Joo Sang‑sook. Curiosamente, a versão sul-coreana de De Pernas Para o Ar conta com Jo Yeo-jeong, a mesma estrela de Parasita.
Para se ter uma ideia do patamar em bilheteria, Honest Candidate superou Sonic e Parasita, em suas respectivas estreias. Cursino foi creditado na produção sul-coreana como roteirista.
– Este é o quinto ou sexto roteiro que vendemos para o mercado internacional. Em maio estréia no México Pobre Família Rica, uma adaptação do nosso Até que a Sorte nos Separe. Isso só comprova que nossa criação é forte e competitiva e o atual governo precisa enxergar isso, que podemos ser mais fortes e mais competitivos, tanto aqui dentro, quanto lá fora. Basta tratar a cultura com atenção e com foco, sem desperdícios, na velocidade que o mercado precisa, que o retorno vem. Capacidade nós temos. Basta sabermos aproveitá-la, ressaltou Cursino em depoimento exclusivo ao POPOCA.