Uma Questão de Química (Lessons in Chemistry)

Em uma época onde a ciência era dominada por homens, uma mulher ousada decidiu mudar o jogo.

Reconheço que não sou muito de resenhar livros, sendo minha preferência comentar séries e filmes. Mas achei por bem iniciar o ano falando do que foi minha primeira leitura de 2025, e que foi uma escolha acertada. Trata-se de Uma Questão de Química, de Bonnie Garmus publicado no Brasil pela Editora Arqueiro.

Elizabeth Zott é uma mulher inteligente e química brilhante. Mas como ela vive na década de 1950 a sociedade não se importa com isso, nem mesmo no meio científico. Exceto por Calvin Evans, o grande amor de sua vida. Mas alguns anos após sua morte, Elizabeth se vê sozinha com uma filha para criar e um emprego muito aquém das suas capacidades. Tudo muda quando ela apresenta o programa Hora do Jantar, mostrando que cozinhar é química. E fazendo as mulheres verem a si mesmas de outra forma.

Confesso que comecei a leitura sem muitas expectativas, sendo atraída simplesmente por ter como protagonista uma mulher forte e cientista. Mas foi muito além disso. Ao ambientar a trama em uma época que geralmente serve como pano de fundo em romances fofinhos, Garmus dá um tapa na cara daqueles que defendem que “naquele tempo era melhor”. Gerações de mulheres tiveram que batalhar para serem reconhecidas por suas capacidades, e não apenas pela beleza.

E no meio científico não foi diferente, já que eram os homens que faziam a ciência. Na trama vamos isso quando Elizabeth é subestimada por seus colegas, assediada por seus superiores ou teve trabalhos roubados. Em muitos momentos lembrei de Inferior é o Car*lhø, de Angela Saini.

Mas, para além disso, Uma Questão de Química traz uma excelente história. A narrativa em terceira pessoa é coesa, emocionando e divertindo na mesma medida. Os personagens são críveis, daqueles que despertam todos os sentimentos. E pra quem curte cachorros, prepare seu coração para Seis e Meia. O fiel companheiro de Elizabeth.

Outra coisa que gostei foi como o livro mostra que cozinhar é química. Ainda hoje muitas pessoas menosprezam o ato de cozinhar, como se fosse algo banal. Sem perceber as transformações que ocorrem nos ingredientes, uma prova tangível de que a ciência existe ao alcance das mãos. (E da boca.) E quando Elizabeth passa a apresentar seu programa, Hora do Jantar, e com seu jeito inovador de ensinar receitas inspira mulheres a seguirem seus sonhos, é delicioso. Por vezes me fazendo lembrar da nossa brasileiríssima Ana Maria Braga. Pra quem não sabe, a apresentadora do Mais Você é formada em biologia pela UNESP.

Em 2023 o livro foi adaptado para uma minissérie, Lessons in Chemistry da AppleTV+. Criada por Lee Eisenberg (The Office) e estrelada por Brie Larson (Capitã Marvel), a produção tem nota 8,2/10 no IMDb. E já está na minha lista.

Uma Questão de Química iniciou meu ano literário com sarrafo lá em cima e entrou minha lista de indicações. Difícil será conseguir manter o nível.

Nota: 10

Arquivos

Leia Mais
Owen Wilson
Loki: Owen Wilson terá papel na série!
Verified by MonsterInsights