O dia 21 de janeiro marca um ano sem Marcelo Yuka. Para marcar a data selecionamos três frases do compositor Marcelo Yuka que podem servir para você refletir neste ano de 2020. Há três anos, ele estava vivíssimo e tinha planos pela frente. E você, o que está esperando?
“É mole de ver/Que em qualquer dura/ O tempo passa mais lento pro negão/ Quem segurava com força a chibata/ Agora usa farda/ Engatilha a macaca/ Escolhe sempre o primeiro/ Negro pra passar na revista”
Trecho de Todo Camburão Tem Um Pouco de Navio Negreiro, música-profecia sobre um Brasil que mata mais negros e aterroriza mais as favelas. O crime importa menos do que onde é cometido.
“O mar escuro trará o medo lado a lado com os corais mais coloridos”
“Pescador de Ilusões” é uma das músicas mais marcantes do álbum Lado B Lado A, que consolidou a importância do Rappa no mundo da música brasileira. A canção era sempre uma das mais tocadas em rádios nos anos 90 e ainda persiste na memória.
“As grades do condomínio são pra trazer proteção, mas também trazem a dúvida se é você que tá nessa prisão”
Minha Alma (A Paz Que Eu Não Quero), ganhou ares de canção-protesto contra a violência urbana, da qual o próprio Yuka acabou se tornando vítima depois de ser baleado em uma tentativa de furto e ficar paraplégico. A regravação com Maria Rita ampliou seu alcance e deu a Yuka legitimidade comercial entre muita gente que via o hip hop como algo menor. Sorte a deles.