A pequena editora Mad Cave Studios lançou The Lynx, que sem dar muita atenção seria apenas uma edição com as quatro histórias de uma graphic novel publicada pela desconhecida Triumph Comics anos atrás. Mas acaba sendo mais do que isso por todo contexto que a personagem tem. A explicação começa com outra publicação: Secret Identity (Identidade Secreta) de Alex Segura, um autor que também ja trabalhou como executivo de quadrinhos. Mas do que se trata e qual a relação?
++ Leia também: Conheça Local Man, graphic novel de sucesso nos EUA
Secret Identity conta uma historia sobre a indústria de Comics na década de 1970, quando fama e o sucesso financeiro trabalhando com a nona arte eram mais uma fantasia do que realidade. O livro conta justamente a origem de “The Lynx”, criada por uma escritora feminista pioneira que nunca foi creditada e que nunca ouvimos falar ate então chamada Carmen Valdez, ofuscada por homens trabalhando pela Triumph Comics. Tudo seria um prato cheio para um livro mas a historia ainda inclui mortes bizarras (um artista assassinou outro e se matou em seguida), que obscureceram seu esclarecimento por anos. Vale ler uma abertura interessante de Secret identity:
É 1975 e a indústria de quadrinhos está em dificuldades, mas Carmen Valdez não se importa. Ela é assistente na Triumph Comics, que não tem o zelo criativo da Marvel nem a eficiência abotoada da DC, mas não importa. Carmen está tentadoramente perto de realizar seu sonho de escrever um livro de super-heróis.
Esse sonho se torna quase realidade quando um dos escritores da Triumph pede sua ajuda para criar um novo personagem, que eles chamam de “The Lethal Lynx”, a primeira heroína feminina da Triumph. Mas seu colega está agindo de forma estranha e pedindo para manter seu envolvimento em segredo. E então ele é encontrado morto, com todos os seus roteiros entregues à editora sem o nome dela. Carmen está desesperada para juntar as peças do que aconteceu com ele, para se agarrar ao seu pedaço do Lynx, que acaba sendo um sucesso estrondoso. Mas isso é complicado por um visitante surpresa de sua casa em Miami, um policial tenaz que está juntando tudo rápido demais para Carmen, e a teia emaranhada de segredos e ressentimentos entre os excêntricos apaixonados que escrevem quadrinhos para viver.
Aproveitando o sucesso de Secret Identity, a Mad Cave publicou quatro histórias que fizeram sucesso na internet como The Lost Adventures of the Legendary Lynx, que funcionam como um registro importante do talento de Valdez. Originalmente, a personagem era assinada por Harvey Stern e desenhada pelo enigmático artista de quadrinhos Doug Detmer com Valdez trabalhando de forma não creditada. Tudo publicado originalmente em 1975. Nas paginas conhecemos Claudia Calla, secretaria da redação de um jornal que, assombrada pela morte de sua irmã gêmea, assume o codinome para proteger as ruas de Triumph City. Sem créditos, Valdez viu seu trabalho ser contestado quando Detmer sofreu uma morte tragica e a personagem faz sucesso.
O tamanho de Linx
John Marc DeMatteismais conhecido como JM DeMatteis , criador de A Ultima Cacada de Kraven(personagem que ganha os cinemas em dezembro de 24), revelou que Linx foi fundamental para aquela Graphic Novel. “O poder bruto dessas histórias foi aumentado pelo fato de Harvey Stern ter morrido antes mesmo de elas serem impressas: lembro-me de ler e ficar chocado com a história de seu assassinato no New York Daily News”, revela o artista, lembrando do impacto do quadrinho. Matteis ainda fala do impacto da personagem em sua graphic novel mais famosa.
“Mas o impacto de The Legendary Lynx foi além disso: Alan Moore, que não é de fazer elogios fáceis, frequentemente cita The Lynx como um livro que abriu seus olhos para o potencial dos quadrinhos, e o tom visual sombrio, a voz narrativa fundamentada, ecoou claramente no trabalho de Frank Miller (você pode ver as sementes de The Dark Knight Returns nessas histórias). Quanto a mim: eu poderia ter escrito Kraven’s Last Hunt sem ter lido The Lynx ? Eu sinceramente duvido. Essas histórias se enraizaram na minha psique jovem, marinaram no meu inconsciente e surgiram na minha mente, uma década depois, como o Homem-Aranha saindo do túmulo.”
A Mad Cave convidou Segura e o artista Sandy Jarrell para recriarem as quatro primeiras historias e criar um registro do trabalho de Valdez. Segura tem um romance Alter Ego, que ficcionaliza tudo isso e expande a historia de uma artista injustamente desconhecida, mas que abriu caminho para muitas mulheres que trabalham nos comics. Infelizmente, nada foi confirmado no Brasil mas fica nosso registro.