Embora A Ascensão Skywalker desse pistas, ainda havia muita dúvida entre alguns jedis como o Imperador Palpatine (Ian McDiarmid) havia retornado após ser morto em O Retorno de Jedi. Afinal, a morte do imperador era um fato fundamental na redenção de Anakin Skywalker, ao destruir o responsável por transformá-lo em Darth Vader. Uma novelização do último filme de Star Wars tirou todas as dúvidas.
Nos Estados Unidos é bem comum que filmes virem romances após seu lançamento. No livro de A Ascensão Skywalker é descrito que o espírito de Palpatine migra para um corpo clonado pouco antes da destruição da segunda Estrela da Morte, em O Retorno de Jedi. O trecho em questão tem circulado nas redes sociais:
Retweet this. PALPATINE WAS A CLONE IN RISE OF SKYWALKER according to an early copy of the episode 9 novelization. 🤯🤯🤯 pic.twitter.com/00a6QoAcIK
— Star Wars Theory (@SWTheory66) February 29, 2020
Abaixo uma tradução livre:
O imperador Palpatine viveu, de certa maneira, e Kylo podia sentir em seus ossos que esse corpo de clone protegia o espírito real do imperador. Era um vaso imperfeito, resistente, incapaz de conter seu imenso poder. Não poderia durar muito mais tempo
No último filme de Star Wars, é possível ver clones em certo momento e deduzir que eram de Palpatine, mas a imagem não foi forte o suficiente para os fãs entenderem rápido. Vale lembrar, porém, que um filme deve se bastar por si só. Não é certo que você tenha que assistir ao filme, comprar o livro, entrar no fórum e tudo mais para entender uma história de sétima arte. Essa crítica já havia surgido anteriormente com uma possível filha de Lando.
E você, ficou satisfeito com esta explicação ou preferia que A Ascensão Skywalker fosse mais clara?