Pouca gente se lembra da série de TV do Homem-Aranha: The Amazing Spider-Man, no título original. Transmitida no Brasil pelas Rede Record e Manchete no fim dos anos 70 e nos anos 80, o seriado mostrava as aventuras de Peter Parker (Nicholas Hammond) e seu alter ego com todos os efeitos especiais possíveis da TV da época.
O seriado teve apenas uma temporada. Ou 13 episódios. Mas fez muito sucesso no Brasil e catapultou o sucesso de animações como a animação homônima lançada em 1967 nos Estados Unidos, mas repetida por muito tempo por aqui, e Homem-Aranha & Seus Amigos, em que o aracnídeo interagia com o Homem de Gelo e Flama.
Por esse sucesso, o Aranha foi presença recorrente na TV brasileira dos anos 70 em diante, especialmente para a geração oitentista. Afinal, desenhos e a série live action se revezavam nos canais além do sucesso dos gibis da editora abril. Confira só quantos brasileiros foram batizados como “Peter” ao invés do correspondente em português “Pedro”:
Cerca de 1492 brasileiros nos anos 80 foram batizados com o nome “Peter”, quase o triplo nos anos 2000 quando os filme de Sam Raimi impactaram o país. Isso tornou a identidade secreta do Homem-Aranha como o 2.651º mais popular do Brasil. Claro, que outros personagens como “Peter Pan” podem ter ajudado, mas note que a animação clássica da disney foi lançada nos anos 50 (e relançada no Brasil). O Sentido de Aranha indica que trata-se de influência do nosso aracnídeo mesmo.